30 de abril de 2024
Gente que é notícia

Fotógrafo Orlando Brito flagrou presidente Geisel de sunga na Praia do Meio

Presidente Geisel de sungão na Praia do meio em Natal, em 1975

Faleceu ontem aos 72 anos, o fotojornalista Orando Brito em razão de complicações decorrentes de uma cirurgia no intestino, no Hospital Regional de Taguatinga, em Brasília. Brito estava internado desde 6 de fevereiro, tratando uma obstrução intestinal.

Desde 1950, na Última Hora, então, seu currículo de editor e fotojornalista se destacou como dos melhores do país. Era respeitado pela classe politica e colegas de profissão.  Passou  pelo jornal O Globo, revista Veja , , Jornal do Brasil e revista Caras. Em 2016, Brito passou a atuar de forma independente e abriu a agência de notícias ObritoNews, que mantinha em atividade até a internação. Pelo Rio Grande do Norte teve um episódio interessante durante a Ditadura Militar.

À revista Poder, Brito contou:

“Fotografei dois rolos. Um escondi e outro ficou na câmera, pronto para ser tomado pelos militares”. No café da manha, um general perguntou o que estava fotografando na praia.

Humberto Esmeraldo Barreto, secretário de Comunicação da Presidência, interveio:

“Não há problema. O presidente foi à praia, um lugar público, e pode ser fotografado sem a farda. Os tempos são outros”.

Para Brito foi um divisor de águas:

“Quando ele disse ‘os tempos são outros’, entendi que a partir dali a ditadura iria viver o princípio do fim”.

* Com informações do Curiozzo.com 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *