28 de abril de 2024
Imprensa Nacional

Google vai pagar veículos de mídia por conteúdo de mídia … na Europa

O Google, da Alphabet, assinou ontem  acordos com mais de 300 veículos de mídia de Alemanha, Hungria, França, Áustria, Holanda e Irlanda para pagar pelo uso de notícias –a lista com os nomes dos veículos não foi divulgada.

A medida começou a ser negociada com as empresas de mídia em 2021, quando os países da União Europeia começaram a implementar as regras da Diretiva Europeia de Direitos Autorais.

As novas regras permitem que mecanismos de busca como o Google criem links e utilizem pequenas amostras de conteúdo dos veículos de imprensa.

A lei estabelece ainda que a big tech e outras plataformas paguem músicos, artistas, autores, editores de notícias e jornalistas pelo uso de seu trabalho.

Em comunicado publicado no blog do Google, a diretora de notícias e parcerias de publicação, Sulina Connal, disse que todas as negociações com as empresas de comunicação são baseadas em “critérios consistentes que respeitam a lei e as diretrizes de direitos autorais existentes, incluindo a frequência com que um site de notícias é exibido e quanta receita de anúncios é gerada em páginas que também exibem visualizações de conteúdo de notícias”.

O Google afirma que os veículos continuam a ter “controle total” sobre como o conteúdo aparece nos resultados de pesquisa.

DO TL

É, sem dúvida, uma boa notícia para os meios de comunicação que têm custos altos para manter a linha de produção com funcionários, estrutura física e padrão de qualidade de uma notícia apurada e bem escrita.

O caminho justo para remuneração de conteúdo jornalístico feito por …profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *