2 de maio de 2024
Coronavírus

Governadores do Nordeste se preparam para colapso, ordem é …isolar

  2020-04-17t173521z_1378044090_rc2h6g9oa298_rtrmadp_3_health-coronavirus-brazil-amazon-e1587159497952 Da Folha de São Paulo  O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), disse nesta quarta (29) na reunião do diretório nacional do partido que o sistema de saúde dos estados do Nordeste está a cerca de 15 dias do colapso, previsto para ocorrer entre os dias 15 e 20 de maio. Segundo ele, o número de casos identificados dobra a cada cinco dias, com aumento exponencial também das mortes.

Dias falou ainda em efeito dominó para a saturação dos hospitais —ele relata já estar recebendo doentes do Ceará e de Pernambuco, que já vivem uma emergência.

Outro assunto comentado por ele e pelo baiano Rui Costa (PT), que também participou da reunião, é a crise financeira dos estados sem a ajuda federal Dias foi categórico: “Eu aguento até 15 de maio, a partir daí é colapso”.

Costa fez outro relato alarmante. Cerca de 12% dos infectados por coronavírus no estado são profissionais de saúde, o que está reduzindo a força de trabalho no front.

Em seus cálculos, devido à falta de pessoal de equipamentos, o máximo que é possível expandir a rede é em 1.300 leitos. Por isso, ele advoga pelo isolamento social.

DO TL

O PIAUI á aqui… e desde 2018. Hoje, a subnotificação é outra realidade que não pode ser ignorada por quem prega à volta da normalidade.

3 thoughts on “Governadores do Nordeste se preparam para colapso, ordem é …isolar

  • observanatal

    Essa equipe de Fátima disse que estava preparada desde janeiro. Que preparo foi esse que ela agora, depois de um mês e meio, reclama do Governo Federal? Lerdeza! Se tivesse no front, ela já teria cobrado.
    Vai colapsar, os governos dizem e não fazem. Esses governadores sabem que há gente das forças de segurança que recomenda para os companheiros não agirem? Se eu sei, acredito que um governador saiba mais ainda.
    Ninguém quer ver o outro preso por não usar uma máscara, é óbvio, mas se sente a pressão em ter que usar, ajuda ao conjunto, ao todo. Nem multar sabemos como fazer, logo, tudo fica muito difícil porque temos gestões frouxas e população irresponsável.
    – “E o meu direito de ir e vir?”… Guarde só para você, que o momento de preservar a maioria possível.
    – “Estamos sem poder sair de casa”… Mentira, em distanciamento social. No distanciamento social você pode sair, mas tem que usar máscara e tomar todos os cuidados. Quer ver confusão? Espere o caos e o Lockdown, que nesse aí só pode sair pro básico e justificado. Se o Brasil tivesse uma ordem, e algum progresso.

    Resposta
      • observanatal

        Lembrando que as ações de hoje são refletidas nas próximas duas semanas, e o resultado de hoje foi feito há duas semanas, sim, teremos colapso.

        Primeiro porque já era colapsado; segundo porque nas duas últimas semanas há uma maior circulação de pessoas, a maioria ainda sem saber se portar em uma crise dessas, que parece ser uma besteirinha, mas que devasta famílias, governo, economia; por fim, não temos posicionamentos claros, firmes, de nenhuma instância política de decisão. Causa confusão nos entendimentos, especialmente dos mais ignorantes (em todos os sentidos).

        As pessoas não acreditam na Constituição quando ela, a CF, diz que existe crime de desobediência civil, mas acreditem no direito de ir e vir, da CF, para justificar a falta de compromisso com a sociedade.

        Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *