27 de abril de 2024
CULTURA

Índia comemora 1 bilhão e acelera segunda dose

DE99F188-2EDF-4D1D-B0EE-A27275E94BB9

Por Krutiks Pathi , Associated Press

A Índia comemorou a aplicação de sua bilionésima dose da vacina COVID-19 na quinta-feira, um marco esperançoso para o país do sul da Ásia, onde a variante delta alimentou uma onda esmagadora no início deste ano, e os passos em falso inicialmente impediram sua campanha de inoculação.

Cerca de metade dos quase 1,4 bilhão de indianos receberam pelo menos uma dose, enquanto cerca de 20% estão totalmente imunizados, de acordo com o Our World in Data.  Muitas dessas vacinas ocorreram apenas nos últimos dois meses, depois que o lançamento enfraqueceu na primeira metade do ano em meio à escassez de vacinas e problemas com o sistema para implementá-las.

O sucesso da campanha foi creditado por reduzir os casos de coronavírus desde os meses devastadores no início do ano, quando a Índia registrava centenas de milhares de infecções por dia, hospitais dobraram de pressão e crematórios e cemitérios ficaram sobrecarregados.  Mas os especialistas alertam que a Índia deve acelerar a aplicação de segundas doses  para garantir que o surto não se espalhe novamente.

O país aumentou a lacuna entre as vacinas de 12 para 16 semanas para administrar mais primeiras doses em um momento em que o suprimento era limitado e as infecções aumentavam – uma tática que países como o Reino Unido usaram em tempos de crise.  Mas isso criou um atraso na imunização total das pessoas.

A Índia está usando vacinas que requerem duas doses.  Aumentar a segunda dose é “uma prioridade importante”, V.K.  Paul, o chefe da força-tarefa COVID-19 do país, disse na semana passada.

“Gostaríamos de ver esse número aumentar. A cobertura completa é absolutamente crítica”, disse Paul.

Por enquanto, o país parece ter vacinas suficientes para fazer isso – mas seus suprimentos serão observados de perto, já que é um grande fornecedor global de vacinas.  Quando suspendeu as exportações em abril, à medida que os casos aumentaram em casa, teve um impacto devastador nos países mais pobres que dependem principalmente de doses da Índia.  As exportações foram retomadas no início deste mês.

O governo agora está otimista de que o fornecimento crescente de vacinas no país será suficiente para cobrir seus compromissos internacionais e domésticos.

Os dois principais fornecedores aumentaram a produção, com o Serum Institute of India produzindo agora cerca de 220 milhões de doses por mês e a Bharat Biotech cerca de 30 milhões, disse Paul.

Ainda assim, os especialistas dizem que a situação da vacina precisará de revisão constante.  “Não pode haver uma regra gravada em pedra – se as infecções aumentarem drasticamente, elas podem parar as exportações novamente até que haja doses suficientes”, disse K. Srinath Reddy, presidente da Fundação de Saúde Pública da Índia.

TL comenta:

Quem não ligou a marca à vacina, a Bharat Biotech é a fabricante da Covaxin, aquela , negociada e não paga.

Se tivesse concretizado o negócio, só agora o governo brasileiro começaria a receber as doses que foram usadas exclusivamente na população indiana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *