9 de maio de 2024
Nota

João Campos é tido como imbatível para ser reeleito prefeito de Recife

A menos de um ano da disputa, o prefeito João Campos (PSB) é considerado quase imbatível à reeleição no Recife.

Com boa popularidade, Campos beneficia-se do fato de a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), sua opositora, ter tido um primeiro ano de gestão com grandes desgastes na transição. O cenário pode mudar, contudo, quando os R$ 3,4 bilhões em empréstimos já contratados começarem a entrar no caixa do Estado, a partir do ano que vem.

Um interlocutor próximo à governadora diz que hoje o governo tem “os pés no chão”. Sabe que não goza de popularidade suficiente para bater o prefeito na urna na conjuntura atual. Esse é um dos motivos pelos quais, o nome mais cotado para ser candidato da governadora na eleição no Recife é o do atual secretário de Turismo do Estado, Daniel Coelho (Cidadania), que não conseguiu renovar o mandato para deputado federal e “não teria nada a perder, só a ganhar” disputando o pleito.

Apesar do cenário amplamente favorável a Campos, que conseguiu contratar empréstimo com Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para contenção de encostas, moradia popular e saneamento, há quem aposte que a governadora ainda tem tempo para virar o jogo. Politicamente, Lyra tem imposto alguns reveses ao PSB, como fato de ter atraído para a  sua base o PSD, do ministro André de Paula (Pesca e Aquicultura) e, estar se aproximando do MDB e PDT.

Do lado da direita, o ex-ministro Gilson Machado, do PL, é o nome mais provável a ser lançado pela sigla. Outra opção do partido é o deputado estadual Renato Antunes, considerado um nome de perfil mais moderado no espectro conservador.

Fonte: Valor 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *