3 de maio de 2024
Judiciário

Kássio Nunes Marques; depois de anos, STF pode voltar a ter ministro nordestino

Kassio-Nunes Do Globo

Nome escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para ser indicado ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) na vaga aberta com a futura aposentadoria do ministro Celso de Mello, Kássio Nunes Marques é advogado de formação e, desde 2011, ocupa o cargo de desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) na cota de vagas destinadas à advocacia -o quinto constitucional.

Após a revelação do colunista Lauro Jardim sobre a escolha de Bolsonaro, o nome de Kássio recebeu manifestação de apoio de um dos principais líderes do Centrão, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) em uma rede social:

“Todos nós do Piauí estamos na torcida para que se concretize a indicação do dr. Kassio Nunes como novo ministro do Supremo Tribunal Federal, que seria o primeiro piauiense em mais de 50 anos no STF. Atual desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, ele é considerado um dos desembargadores federais mais produtivos entre seus pares e todos que conhecem a sua trajetória sabem da competência e comprometimento do dr. Kassio Nunes com o seu trabalho”.

Nunes havia sido nomeado para o cargo de desembargador federal pela então presidente Dilma Rousseff, após ter sido o mais votado em lista tríplice da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Segundo fontes da política do Piauí, Nunes tinha bom trânsito com o então governador Wilson Martins, do PSB.

Em uma entrevista concedida ao site “Conjur”, Nunes afirmou que a prisão após condenação em segunda instância não deve ser obrigatória e defendeu que seja analisada caso a caso por cada juiz.

Na sua interpretação, a primeira decisão do STF sobre o assunto havia sido nesse sentido –depois o STF reviu o entendimento e estabeleceu a prisão apenas após o trânsito em julgado.

TL CONTA MAIS

Se nomeado, o Nordeste volta até assento na Corte Suprema do país. Antes dele, apenas dois nordestinos chegaram lá; os ministros  Ayres Britto (SE) e Ilmar Galvão (BA).

O desembargador  tem 48 anos e poderá ficar por quase três décadas no Supremo.

One thought on “Kássio Nunes Marques; depois de anos, STF pode voltar a ter ministro nordestino

  • Rogério

    Apoiado. Esse nunca foi advogado do PCC, como era o indicado do pt do presídiario Lula. Um nordestino que nunca indicou um nordestino.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *