27 de abril de 2024
Judiciário

Nomeação de novos ministros do TSE mostra força de Alexandre de Moraes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou nesta quarta-feira os dois novos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os nomes escolhidos foram Floriano de Azevedo Marques Neto e André Ramos Tavares. Ambos são professores de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e próximos do presidente da Corte Eleitoral, o ministro Alexandre de Moraes, que também compõe o Supremo Tribunal Federal (STF).

A nomeação por Lula se deu em tempo recorde, poucas horas depois que o Supremo Tribunal Federal enviou ao presidente da República uma lista com quatro candidatos.

O anúncio das nomeações foi feito pelo próprio Moraes ao término da sessão do Supremo na noite desta quarta-feira.

Os dois escolhidos por Lula tomarão posse no TSE para um mandato de dois anos, nas vagas destinadas à advocacia. Eles vão suceder os ministros Sérgio Banhos e Carlos Horbach, que deixaram o tribunal neste mês. O TSE é composto por sete integrantes.

Os outros dois nomes que constavam da lista, e que foram preteridos, são os das advogadas Daniela Borges, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA), e Edilene Lobo, de Minas Gerais.

A inclusão das duas mulheres na lista havia sido um pleito das ministras do STF Rosa Weber e Cármen Lúcia, que têm defendido maior diversidade nos tribunais superiores.

Fonte: O Globo 

One thought on “Nomeação de novos ministros do TSE mostra força de Alexandre de Moraes

  • PedroArtur

    Todo mundo sabe poir que essa decisaon rapida, Lula quer ver o seu maior rival atualmente impedido de concorrer a presidencia da republica, so cego nao ver.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *