27 de abril de 2024
Direto de Brasília

Lei das Estatais modificada para nomear Mercadante também beneficia Jean Paul Prates

Da Folha de São Paulo 

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira, 13,  um projeto que muda a Lei das Estatais para reduzir para 30 dias a quarentena de indicados a ocupar cargos de presidente e diretor das empresas públicas.

A alteração pode beneficiar o ex-ministro Aloizio Mercadante, indicado nesta terça-feira como presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social) no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O texto-base, de autoria da deputada Celina Leão (PP-DF), foi aprovado por 314 a 66.

Hoje, a lei veda a indicação para o conselho de administração e para os cargos de diretor, inclusive presidente, diretor-geral e diretor-presidente, de pessoas que tenham atuado, nos últimos 36 meses, como participante de estrutura decisória de partido político ou em trabalho vinculado a organização, estruturação e realização de campanha eleitoral.

O texto relatado por Margarete retira do inciso principal a menção aos 36 meses.

Ou seja, caso a lei seja sancionada, Mercadante ficará liberado para ocupar a presidência do BNDES.

O projeto também reduz a quarentena para indicados a conselho diretor ou diretoria colegiada de agências reguladoras. Hoje, a vedação também é a quem tenha atuado nos últimos 36 meses em estrutura decisória de partido político ou em trabalho vinculado a campanha eleitoral.

O projeto reduz para 30 dias a vedação.

DO TL 

A mudança da Lei também beneficia o senador Jean Paul Prates (PT) do Rio Grande do Norte.

Sem participar de coordenação de campanha, Prates foi candidato a prefeito de Natal em 2022 e mesmo sem a lei referir à candidatura poderia gerar algum entrave para o senador ser nomeado, por exemplo, para a direção da Petrobras

Tanto que ele já estava com parecer jurídico sobre sua situação. Agora, a lei não deixa qualquer dúvida . Só falta o presidente eleito Lula querer nomea-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *