28 de abril de 2024
Judiciário

Lista Tríplice o TRT é adiada, mas pode ser decidida em maio

grande-180804

Quando duas forças de peso se opõem em lides judicias a morosidade parece uma consequência inevitável.

Um não decidir para adiar o descontentamento de uma das partes.

É o caso da disputa pela vaga do saudoso desembargador José Rêgo Junior em janeiro de 2019 no Tribunal Regional do Trabalho 21ª Região.

A questão depende da definição sobre o voto do presidente do TRT Bento Herculano na ex-mulher Marisa Almeida.

Foi válido ou não?

Ontem, a sessão do Conselho Nacional de Justiça mais um capítulo. Como num jogo de esgrima decisões e precedentes para todos os gostos.

O próprio Bento Herculano  defendeu sua posição, disse ter refletido muito se deveria fazê-lo, mas ali dava voz ao Tribunal que preside.

E falou de Direito, mas muito de fatos também. “Nossa pequena Natal”, como disse pintada em com tom de província.

Defendeu a independência e lisura da votação, falou no currículo de Marisa e no suposto machismo que ela estaria sendo vítima, explicou a sociedade em empreendimento da Pipa e na falta de impugnação ao seu nome durante toda a disputa.

Fez questão de registrar o prestigio do concorrente advogado Eduardo Serrano Rocha, lembrando – e sem nominar -até ligações com colega desembargador.  O clima não parece arrefecer. Pelo contrário.

O relator do processo no CNJ, desembargador  Mário Guerreiro, votou pela nulidade integral da votação. Uma decisão ruim para ambos os lados. Pior para o postulante Eduardo Rocha..

Mas o presidente Dias Toffolli divergiu, mantendo a escolha com Marcelo Barros e Augusto Vale e anulando o segundo escrutinio, que escolheu Marisa. Nesse caso, a vaga seria de Eduardo Serrano Rocha pelo critério de desempate da idade.

O entendimento de Toffolli foi seguido pelo Corregedor Humberto Martins.

O conselheiro Marcus Vinicius pediu vistas, ou seja, suspendeu a votação e deve trazer à discussão nas próximas sessões. Uma pausa para rearrumar as divergências e convencimentos.

Como está? Quatro conselheiros votaram pela nulidade do voto de Bento Herculano em favor da ex-mulher Marisa Almeida e o relator pela nulidade total da votação. Faltam oito votos para concluir essa etapa do processo.

Expectativa para 08 de maio próximo. Se o CNJ decidir assim, finalmente o TRT volta a ter Lista Tríplice para seguir com o processo interrompido lá atrás.

Fica esperando a nomeação pelo presidente Jair Messias Bolsonaro. Mas essa é quase uma guerra autônoma com variáveis insondáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *