11 de maio de 2024
Nota

Ministro Barroso foi criticado por colegas da Corte depois de declaração inadequada

 A informação é do Estado de São Paulo com bastidores do Supremo Tribunal Federal sobre a declaração do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso ao discursar que  ‘derrotamos o bolsonarismo’.

O caso acabou levando uma crise para o período de recesso da Corte que afeta não só a imagem do ministro, mas também a do próprio tribunal.

Ministros ouvidos pelo jornal disseram sob condição de anonimato que as declarações de Barroso só servem para reforçar a percepção de setores da sociedade de que o STF agiu – e ainda age – por meio do chamado “ativismo judicial”. O conceito descreve o fenômeno de tribunais que aplicam intepretações mais amplas da lei e que, em alguns casos, passam a fazer política ao invadir competências de outros poderes.

Ciente da repercussão negativa de sua fala dentre e fora do STF, Barroso emitiu uma nota em que argumenta ter se referido a derrotar “o extremismo golpista e violento que se manifestou no 8 de janeiro”. O ministro ainda afirmou que não pretendia “ofender os 58 milhões de eleitores do ex-Presidente” Jair Bolsonaro (PL).

SENADO REAGIU À ALTURA

As críticas também vieram do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que repreendeu a postura de Barroso ao classificar a declaração como “inadequada e inoportuna”.

A reprimenda do senador seguiu o mesmo tom adotado pelos ministros do STF nos bastidores, embora ele tenha dito que não falou com nenhum dos integrantes da corte.

One thought on “Ministro Barroso foi criticado por colegas da Corte depois de declaração inadequada

  • Junior

    Pagou pela bocarra que escancarou as viceras sujas e podres do STF!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *