27 de abril de 2024
Educação

Ministro da Educação admite volta do ensino obrigatório de espanhol no Ensino Médio

O ministro da Educação, Camilo Santana, sinalizou a um grupo de deputados do PSB, nesta quinta-feira (2), que apoia a volta da obrigatoriedade das aulas da língua espanholas no currículo do Ensino Médio.

A Secretaria de Educação Básica foi incumbida de fazer um estudo a respeito.

Camilo se reuniu ontem com o líder do PSB, Felipe Carreras (PE), e os vice-líderes da legenda, Gervásio Maia (PB), Tábata Amaral (SP) e Duarte Jr. (MA).

Felipe Carreras é autor de uma proposta que insere a língua espanhola na base curricular de escolas públicas, como acontece com o inglês hoje. O projeto está parado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) desde 2021.

Caso o projeto não avance no Congresso, outra possibilidade sugerida por Camilo seria a aprovação de uma norma pelo Conselho Nacional de Educação.

O ensino do espanhol deixou de ser obrigatório em 2016, com a reforma do ensino médio no governo Michel Temer (MDB).

Fonte: Estadão

2 thoughts on “Ministro da Educação admite volta do ensino obrigatório de espanhol no Ensino Médio

  • Glauricy de Oliveira Souza Elek

    Realmente concordo com o ensino do espanhol na escolas brasileiras. O Brasil necessita ser incluído na pluralidade e diversidade da qual faz parte, como país sul-americano. Não podemos ignorar mais a língua espanhola e devemos tê-la como forma de inserir alunos em um mundo que também ele pertence, como cidadão sul-americano. Temos professores que desde 2005, se formaram, se prepararam para este trabalho maravilhoso de integração e diversidade. E o que aconteceu com eles? Foram todos jogados a deriva e esquecidos. Peço sim e espero que seja novamente inserido a Língua Espanhola no nosso currículo e que também, através dessa lei, sejam validados os diplomas de muitos alunos brasileiros formados em Universidades Latinas, que sofrem por não serem valorizados em seu próprio pais.

    Resposta
  • RONALDO PEREIRA DOS SANTOS

    Parabéns

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *