28 de abril de 2024
Nota

Morre ex-Ministro da Fazenda do Governo Michel Temer

Morreu nesta segunda-feira, aos 56 anos, o ex-ministro da Fazenda do Eduardo Guardia, que comandou a pasta durante o último ano do governo Michel Temer, em 2018. Além da carreira política, dirigiu a BM&FBovespa (atual B3) e, desde fevereiro de 2019, era sócio e presidente-executivo da gestora de investimentos BTG Pactual Asset Management.

Segundo a Veja, em decorrência de um câncer.

A morte de Guardia foi confirmada pelo BTG. Guardia estava casado há quase 30 anos com a pedagoga Maria Lúcia e não tem filhos.

Guardia era tido por colegas como um profissional sério e rígido quanto ao controle de despesas. Ficou marcado na área política do governo Temer como um homem cuja palavra “não” era recorrente em seu vocabulário. Como secretário-executivo da Fazenda, foi um dos responsáveis pela formulação do teto de gastos, a regra que trava os gastos federais e é considerada a principal âncora para as contas públicas.

No governo do ex-presidente Michel Temer, em 2016, foi nomeado secretário-executivo da Fazenda, à época comandado por Henrique Meirelles. Em 2018, ainda sob a gestão de Temer, tornou-se Ministro da Fazenda. Permaneceu até o dia 1 de janeiro de 2019, quando Jair Bolsonaro assumiu como Presidente da República.

Do Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *