6 de maio de 2024
Nota

Lula é considerado “persona non grata” depois de fala desastrosa em Israel comparando guerra de Gaza a Holocausto

O ministro das Relações Exteriores israelense disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será considerado uma “persona non grata” no país até que haja “uma retratação” das declarações dele relacionando o ditador nazista Adolf Hitler e a guerra na Faixa de Gaza.

O governo de Israel convocou o embaixador brasileiro para repreendê-lo pelas declarações de Lula:

“O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico.

Aliás, existiu. Quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse ele, durante a entrevista coletiva que encerrou sua viagem à Etiópia.

Israel acusou Lula de banalizar o Holocausto e ofender o povo judeu, e Katz convocou o embaixador brasileiro para a reprimenda sobre as observações.

DO TL 

A indignação do presidente Lula com a guerra, a morte de civis e crianças é mais do que legítima e compreensível.  O problema foi o “aliás”, a fala de improviso ao comparar uma guerra a um dos piores momentos vividos pela humanidade, o Holocausto.

Comparar o que não tem comparação reforça que o presidente Lula não pode falar de improviso. Principalmente quando está em missão internacional, expondo o país a crises diplomáticas desnecessárias e com consequências.

Fonte: CNN 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *