27 de abril de 2024
Gente que é notíciaLuto

Morre Lolita Rêgo, a primeira fotógrafa profissional do RN

Morre hoje um pedacinho do glamour, da história da sociedade potiguar, da elegância, da foto de qualidade; Lolita Rêgo, aos 85 anos, convivendo com o Mal de Alzheimer já há alguns anos.

Lolita foi a primeira mulher a trabalhar profissionalmente com fotografia no Rio Grande do Norte.

Deu origem a uma família de fotógrafos, a mais talentosa imortalizada com os filhos Giovanni Sergio e Alenuska, os netos Renan e Giovanna. Além do marido, o jornalista e professor da UFRN, saudoso Joanilo de Paula Rêgo.

Em entrevista ao blog Sem Leriado, em 2009, Giovanni falou sobre o pioneirismo da mãe:

Seu pai começou a trabalhar logo com fotografia?

GIOVANNI – Não. A fotografia na minha família não é ele, é mamãe, Lolita. A família já tem três gerações de fotógrafos. Minha mãe, Lolita Rêgo, eu e a minha irmã Alenuska Rêgo, e agora o meu filho Renan Rêgo, que tem vinte anos e fotografa em São Paulo. Mamãe nunca foi exatamente uma dona de casa. Minha avó materna foi a grande matriarca. Minha mãe tocava piano, pintava. Então ela se interessou pela fotografia. Papai, que sempre gostou de livros (a maior biblioteca da cidade é dele) começou a abastecê-la de livros e revistas. Natal não tinha livros de fotografia, ele mandava buscar no Rio de Janeiro. As coisas que ele lia, mostrava para ela ler. Mas minha mãe é quem era a artista. Ele não. Ela era a intuitiva, ele não. Ele lia, tentava aplicar algumas das técnicas, mas não era o artista da fotografia. A coisa dele era ligada mais a palavra, era jornalista. Ele fotografava raramente. No jornalismo, na nossa profissão, a valoração da palavra é muito maior que a da imagem. Apesar do valor, da importância da imagem.

O velório será às 15 h no Cemitério Morada da Paz.

13 thoughts on “Morre Lolita Rêgo, a primeira fotógrafa profissional do RN

  • Dom Peron

    Lolita tinha um olhar único para a fotografia, mulher bonita elegante e fina, assim era a Dama da fotografia, Lolita Rêgo! sua fotografia era uma pintura!! Tive o prazer de trabalhar muito com Lolita nos maiores casamentos de Natal, num ambiente de amizade e respeito que tínhamos um pelo outro!! Meus sentimentos. Dom Peron

    Resposta
    • MARCUS GUEDES

      Dom Peron, permita-me fazer minhas as suas palavras.
      As lentes da máquina de fotografar de Lolita, comandadas pela sua fantástica sensibilidade, gravaram os momentos do meu casamento, em 1982. Guardo o álbum – original – até hoje, com as fotografias perfeitas.
      Que Deus a receba na Morada Celestial e conforte seus familiares e amigos!

      Resposta
  • Maria Elizabete de Almeida bulhoes

    Fotografou meu casamento. Gde profissional, é uma “dama” nas atitudes. Que DEUS a receba de braços abertos.

    Resposta
  • Quando completei 18 anos Lolita me fotografou. Bateu mais de 30 chapas para escolher uma. Era perfeccionista e, após copiar a fotografia, dubmetia-a a uma verdadeira operação plástica. Fiquei um gato. Bonita, elegante, discreta, nao gostava de aparecer. Natal é o gênero humano se empobrecem com a sua morte.

    Resposta
  • Fátima Oliveira

    Lolita fez um pôster meu quando completei 18 anos, uma lindeza!!! Depois fotografou meu casamento. Além de grande artista era um ser humano admirável!!! Deus à tenha!!!!

    Resposta
  • Ilza Araújo Leão

    .ulher bonita, elegante com um olhar de muita sensibilidade, o que a fez uma grande fotógrafa. Na minha familia fotografou duas gerações com uma qualidade invejável. Suas fotos em preto e branco faziam toda a diferença. Abraço fraterno pra toda a familia. Que ela descanse em paz!!!!

    Resposta
  • Ignacio Soares

    Minha mensagem de pesar a toda familia da dama da fotografia. Natal perde uma de suas expoentes artistas.

    Resposta
  • Francisco de Assis Varela Barca (Chico Canhão)

    Uma referência, com a sua Rolleiflex revelou em Preto e Branco a gratidão dos belos retratos que ainda testemunham pendurados na parede da memória a sutil captura de milhares de faces. Foi uma referência e escola para tantos que tiveram a sensibilidade de segui-la em seus fazeres no tempo. Aos órfãos da sua arte, fica a arte. À família, o indestrutível edifício das lembranças, à Lolita o descanso da doce guerreira.

    Resposta
  • Cristina Barret

    Nossa gratidão e amizade a Lolita, mulher extraordinaria de uma sensibiildade impar.A familia nossas condolencias. Amiga o Céu está em festa para lhe recepcionar.
    Retorna uma grande dama.

    Resposta
  • Moema Albuquerque

    Lolita tem seu nome perpetuado na história da fotografia no RGN, sem esquecermos a bela imagem de mulher…

    Resposta
  • Eliane Maria Barbosa .

    Muito linda e elegante, morei próximo a sua casa na rua cel Estevam no alecrim na época eu era adolescente, mas me lembro bem. Deus a receba de braços abertos, e lhe dê a coroa da salvação.

    Resposta
  • Sônia Paiva

    Saudades eternas Lolita! Nunca esquecerei da sua elegância! Sua beleza interna e externa! Muito educada não tenho palavras para dizer tanto. Há muito tempo quando soube de sua doença eu chorei! Fez fotos dos meus filhos de ano a ano fez fotos dos casamentos ??? grande profissional! Saudades eternas! Descance em paz ☮️

    Resposta
  • Dona Lolita, grande fotografa!
    Tive o prazer de filmar muitos casamentos em sua companhia. Meus sentimentos a toda família.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *