16 de maio de 2024
Nota

Não é só política: Presença de prefeita aliada de Fátima em manifestação fragiliza argumento do Governo

Prefeitos do RN na frente da Governadoria

O Rio Grande do Norte tem 167 prefeitos e na manhã de terça-feira mais de 100 participaram da manifestação em frente a sede do Governo do Estado para cobrar repasses constitucionais de ICMS, IPVA, Farmácia Básica e outras verbas para a saúde.

A governadora Fátima Bezerra ignorou o movimento, que também contou com a presença de deputados federais e estaduais de oposição.

O Governo do Estado tenta impor a narrativa que a reivindicação é política de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro para tentar fragilizar o Governo do PT.

O argumento se fragiliza quando entre os prefeitos manifestantes estão aliados de primeira hora – e anti-bolsonarista – como a prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida, que não apenas estava lá, como postou em suas redes sociais, que estava ao lado dos prefeitos na mesma luta. 

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, do União Brasil, é detentor de um crédito robusto com o Governo do RN: são mais de R$ 90 milhões relativa a repasse de ICMS e IPVA. Um valor que fala por si e parece dispensar divergências políticas. 

O Governo fala em questiúnculas, quando os prefeitos precisam de uma palavra com credibilidade sobre quando e como receberão.

Atas de reuniões já não têm força de documento e passaram a ser questionadas a gosto de quem é o fiador… político. 

A política existe e motiva, mas a dívida do Governo do RN é real, em milhões e precisa ser encarada como tal. 

Até porque muitos dos prefeitos ali presentes votaram na chapa Fátima Bezerra + Rogério Marinho em 2022. Quando a política era a questão, as divergências partidárias não foram observadas. 

Agora, os pires na mão de prefeitos precisam e merecem resposta. Não são esmolas, mas direitos.

Que ela deve e não pode pagar já parece pacífico. Mas que faça então o uso político necessário para resolver a questão. Qual? O velho pires junto ao Governo Federal. O primo rico de todos.

Afinal, prestígio e credibilidade não se desgasta com o uso. Pelo contrário…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *