3 de maio de 2024
Segurança

Natal e Mossoró no topo da violência, mas Governo do RN mostra que … “despiorou”

O termo “despiorou” ficou conhecido depois de ser usado pelo jornal Folha de São Paulo, segundo os bolsoanristas, para não elogiar os feitos do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

Não é o caso do ranking da violência, apontado pela ONG mexicana Seguridad, Justicia y Paz, que considerou Mossoró e Natal entre as 50 cidades com maior número de assassinatos por 100 mil habitantes do mundo. 

DESPIOROU? 

A Secretaria de Segurança divulgou nota sem mencionar o ranking da ONG na tarde da quarta-feira de cinzas, alegando que Natal e Mossoró tiveram redução de 48% e 15% em total de mortes violentas nos últimos 4 anos.

Contudo, de acordo com o estudo da Seguridad, Justicia y Paz, Mossoró registrou 167 homicídios em todo o ano de 2022, o que corresponde a quase uma morte violenta a cada dois dias ou a uma taxa de 63,21 homicídios por 100 mil habitantes. Já a capital potiguar teve uma taxa de 45,06 homicídios por 100 mil cidadãos.

GUERRA DE FACÇÕES 

O especialista em segurança pública e sociólogo, Francisco Augusto Cruz, diz que um dos fatores que podem explicar o elevado índice de violência nas cidades potiguares é a atuação das facções criminosas na disputa por territórios para o tráfico de drogas. “Ainda não há uma articulação suficiente para o combate às articulações criminosas, as facções. Essas organizações ainda conseguem crescer, se expandir com o uso da violência no Rio Grande do Norte, o que é um grande problema. Esse é um dos problemas do México também, que é o país com mais regiões no ranking”, analisa.

O OUTRO LADO

Em números absolutos, a Secretaria de Segurança comparou… 

Na série histórica das CVLIs, tratando de números absolutos, na capital potiguar foram registradas 2.166 mortes violentas letais intencionais entre os anos de 2015 e 2018. Já entre 2019 e 2022, foram 1.120 ocorrências, o que representa a queda de 48,3%. Em Mossoró, entre 2015 e 2018, foram 871 CVLIs, contra 735 registros da mesma natureza ocorridos entre 2019 e 2022, o que representa a redução de 15,6%”, informa a Secretaria.

Resumo da ópera, o RN continua no mapa das mortes violentas em relação ao mundo, mas já foi pior… 

One thought on “Natal e Mossoró no topo da violência, mas Governo do RN mostra que … “despiorou”

  • PedroArtur

    Eita governo do PT , sera que agora eles vao falar que foi herança do governo anteriou , epa , mais o governo anteriou foi o de dona Fatima, e agora PT ………

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *