28 de abril de 2024
Igreja

Novo Arcebispo e a sua nova palavra

Roda Viva – Tribuna do Norte – 09/07/23

O novo Arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso, chega precedido por uma nova palavra: Sinodalidade.

(SINODALIDADE é o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio porque é uma “dimensão constitutiva da Igreja”. Palavra lançada pelo Papa Francisco desde o sínodo de 2021.)

A surpresa da indicação de Dom João e a falta de informações sobre o seu perfil deixam sua atuação acadêmica, na área de filosofia, como a principal pista de quem pode ficar 14 anos no posto para o qual foi nomeado.

Vindo de uma diocese do Interior da Bahia, chega precedido de atuação no Mundo da Cultura. Foi professor de filosofia, com doutorado pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma. Ministrou aulas na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), onde também dirigiu o Programa de Formação de Professores da Educação Básica e coordenou o Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Violência e Poder na Contemporaneidade (NUVIP).

Dom João Santos Cardoso foi nomeado bispo pelo Papa Bento XVI para a diocese de São Raimundo Nonato, PI, no 14 de dezembro de 2011. Aos 61 anos chega a Natal com um horizonte de quem pode ficar 14 anos como nosso Arcebispo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *