28 de abril de 2024
OscarPolítica

O FIM DE UMA COMÉDIA AMERICANA

Prefeito de Nova Iorque de 1994 a 2001, Rudolph Giuliani exerceu o cargo – acumulado com o de xerife honorário – na plenitude da missão de restaurar a ordem e a law na capital do mundo.

Advogado do ex-presidente Donald Trump na desastrosa campanha eleitoral de 2020, acaba de pedir falência pessoal depois que um juiz de Washington determinou que pagasse 146 milhões de dólares a dois funcionários de um condado da Geórgia, acusados por ele de  participação nas fraudes nunca provadas.

Afastado da política, havia voltado  à ribalta com ares de superestrela, como principal consultor de Trump e porta-voz de um batalhão de advogados.

Há quem diga que mereceu o título e o Oscar de  melhor comediante daquele ano.

Com a paralisação da indústria cinematográfica pela pandemia, ninguém esperava que um outsider pudesse empolgar tanto num filme de baixo orçamento.

Os takes iniciais do protagonista soltando disparates em 140 toques e retrucando, sem a elegância que a liturgia do cargo exige, as perguntas dos repórteres, por si garantiriam somente graça contida e poucas risadas na sessão da madrugada.

Usando a técnica do filme dentro do filme, Giuliani roubou a cena de Borat e a Fita de Cinema Seguinte.

Ao aceitar ser entrevistado na cama de um quarto de hotel e quase avançar o sinal da falsa entrevistadora, era de se esperar que seu papel estivesse concluído com o desfecho da pegadinha.

O protagonista canastrão  estava certo que só perderia a eleição se ocorresse uma catástrofe (que só ele não viu) ou  burla em série (que mais ninguém viu).

Não foi como estava no script.

O suspense arrastado até virar uma sucessão de piadas, obrigou a troca do bordão.

Saiu fakenews, entrou fraude.

Sem provas robustas, o filme reservou surpresas na sequência que mostrava o principal assessor presidencial defendendo a anulação das eleições.

O suor brotando na fronte e escorrendo pela face, na cor asa de graúna das tinturas baratas de cabelos, não foi reconhecido pela Academia de Hollywood como desempenho digno do prêmio máximo.

Ficou para a  imaginação do respeitável público, o discurso do agraciado ao receber a honraria.

Esta estatueta é fake. É uma fraude. Foi só banhada a ouro.

Em fevereiro de 2022, Rudolf Giuliani participou do programa Cantor Mascarado. A audiência foi decepcionante.

***

(Com atualizações de ‘A Versão Brasileira de Uma Comédia Americana’, publicada em 20/11/2020)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *