28 de abril de 2024
Direto de Brasília

O xeque-mate de Rosa Weber nas emendas secretas da Câmara

1458592237214

 A decisão liminar da Ministra Rosa Weber, desta sexta-feira, obrigando o Congresso Nacional a interromper o seu orçamento secreto e publicar o que já foi transferido a parlamentares é um xeque mate na joga do presidente Arthur Lira(PP).

Como expor e justificar quanto custou cada voto à PEC dos Precatórios, aquela que nos microfones vários deputados justificar como de imperiosa necessidade para matar a fome dos brasileiros com o Auxílio Brasil.

Agora, o extrato real da fome de quem e por quanto ficará bem esclarecida.

Rosa Weber conseguiu resumir em uma única e longa frase o esquema:

Causa perplexidade a descoberta de que parcela significativa do orçamento da União Federal esteja sendo ofertada a grupo de parlamentares, mediante distribuição arbitrária entabulada entre coalizões políticas, para que tais congressistas utilizem recursos públicos conforme seus interesses pessoais, sem a observância de critérios objetivos destinados à concretização das políticas públicas a que deveriam servir as despesas, bastando, para isso, a indicação direta dos beneficiários pelos próprios parlamentares, sem qualquer justificação fundada em critérios técnicos ou jurídicos, realizada por vias informais e obscuras, sem que os dados dessas operações sequer sejam registrados para  efeito de controle por parte das autoridades competentes ou da população lesada”.

A decisão de Weber será validada ou derrubada pelo plenário da Corte na próxima semana.

Enquanto isso, no Congresso Nacional, há parlamentares indignados com uma suposta interferência no Poder Legislativo por parte do Poder Judiciário.

Mais uma crise entre Poderes a vista? Ou a prazo? Como ficará o Executivo de Bolsonaro nessa?

A certeza que existem precedentes recentes na História dos dois Poderes.

O apelido inesquecível; Mensalão. Que mudou de mãos, mas pelo visto, continua com a mesma fórmula…secreta.

 

2 thoughts on “O xeque-mate de Rosa Weber nas emendas secretas da Câmara

  • Maria das Graças Venâncio

    A Ministra Rosa Weber cada vez mais merece a minha admiração. Pela Coragem e senso de justiça.

    Resposta
  • PedroArtur

    Parabens competente Ministra Rosa Weber , o Brasil todo esta com vossa Exelencia, com certeza esses ratos do poder vao dizer que o judiciario esta interferindo em outro poder , esses ratos precisa ser banida na proxima eleiçao.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *