1 de maio de 2024
Coronavírus

Ocupação de hospitais do RN aumenta e Secretário teme reflexo das aglomerações no futuro

A  fotografia viralizou nos grupos de whatsapp na manhã deste sábado 2 de maio e é do mesmo momento em que o Secretário de Saúde Cipriano Maia falava nos números do Coronavirus hoje no RN e nas projeção futura.

Na Caixa Econômica do Alecrim, uma multidão com esperança de receber o benefício de R$ 600 do Governo  Federal.

Realidade sem retoque lado a lado. paralelas que cruzarão lá na frente.

É a expectativa dos especialistas que divulga agora 199 pessoas internadas, sendo 105 internações em leitos críticos e 94 em leitos clínicos. Um acréscimo de 11% desde a última atualização.

“Isso acende o sinal de alerta para risco de esgotamento de leitos, visto que a ativação das vagas que realizamos nos últimos dias pode não ser suficiente para os que necessitam de assistência em situação crítica que demanda assistência ventilatória, casos de UTI. E as pessoas mais contaminadas são aquelas em idade produtiva, que precisam reforçar os cuidados”, enfatizou o secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia.

Atualmente, na região metropolitana de Natal há 52 leitos em funcionamento e novas 40 vagas em UTIs serão efetivadas nos próximos dias. Em Mossoró, há 67 leitos em funcionamento e outros 75 estão em fase de implantação.

Ainda de acordo com Cipriano,

“As aglomerações em frente aos prédios da Caixa Econômica preocupam o Governo do Estado. Por isso estamos intensificando junto ao banco medidas para evitar as aglomerações e agilizar os atendimentos. Esse contato das pessoas nas filas sem o distanciamento e sem o uso de máscaras vai eclodir entre 7 e 15 dias, quando os casos de contaminados aumentarão. Todo o esforço que o Estado tem feito há mais de um mês é para evitar as projeções catastróficas”.

Os dados da Sesap deste sábado mostram que há 1.359 casos confirmados, presentes em 71 municípios. Há 4.834 casos suspeitos, outros 4.254 foram descartados, 415 já foram recuperados (pessoas que tiveram alta nos hospitais), 59 óbitos foram notificados e há 18 casos de morte em investigação.

No RN, o índice de contágio está próximo a três – quando uma pessoa contaminada pode contaminar até outras três.

O Decreto esperado para o próximo dia 05 de maio não deverá flexibilizar  as medidas de isolamento social, como esperado por setores da sociedade e pela classe produtiva do RN.

One thought on “Ocupação de hospitais do RN aumenta e Secretário teme reflexo das aglomerações no futuro

  • observanatal

    Cipriano Maia deveria explicar a omissão do Estado. Qual o problema em procurar Guarda Municipal, Caixa Econômica para procurar uma solução? A PM passa ao lado de aglomerações e sequer interfere como instituição responsável em manter a ordem.
    O RN vem crescendo nos casos confirmados, suspeitos, e em óbitos. “Ah, não está falando dos recuperados“… O número de recuperados é para não desesperar, já que serão maioria, esperamos todos nós.
    Uma nação sem raciocínio lógico, geometria e álgebra traz um sério problema sobre realidade em situações como essa.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *