5 de maio de 2024
Opinião

Oito anos depois , deputado Fábio Faria descobre que Aeroporto de São Gonçalo é “elefante branco”

leilao-aeroporto-rio-grande-norte-20110822-original

 

A foto fala por si e merece registro nesse momento  o Leilão que resultou a concessão para o Aeroporto Aluízio Alves em São Gonçalo do Amarante foi festejada pela classe política e empresarial do Rio Grande do Norte.

Martelo disputado pelos então entusiastas do projeto; governadora Rosalba Ciarlini, prefeito Jaime Calado,  deputados federais Henrique Alves, João Maia e Fábio Faria, presidente da FIERN, Amaro Sales.

Ali, a comemoração pelo pioneirismo; o RN seria o primeiro Estado da federação agraciado com um super aeroporto, com maior capacidade para cargas e passageiros, possibilidade de receber o maior avião do mundo.

São Gonçalo e Zona Norte seriam viveriam novos tempos e ventos.

Hoje, a bomba da devolução do equipamento e a reação ao problema posto chega a ser cômico, se não fosse trágico.

Um efeito avestruz aliado a perda de memória precoce.

Busca desesperada por culpados e pedras atiradas, aos elevados de ontem. Tão Bíblico, tão humano, tão pouco justo e verdadeiro.

O deputado Fábio Faria, por exemplo, excede-se na emoção de aparecer como solucionador de plantão.

De positivo, contou aos seus seguidores em video nas suas redes sociais que já ligara para ministros e diretores da ANAC.

Mas enquanto esperava o voo para seu Rio Grande do Norte, foi além.

E resolveu atirar pedra na Geni, no Aeroporto, o mesmo já premiado por ser o melhor do Brasil, mas que não tem culpa de ter sido maior do que o Rio Grande do Norte sem sorte, que só encolheu com suas últimas administrações.

Mas voltando ao ilustre deputado, a infelicidade da declaração:

“Infelizmente isso aconteceu porque há 10 anos atrás, há 15 anos atrás jogavam dinheiro pro céu, porque os interesses eram outros e que fizeram um grande elefante branco para Natal. Nós tínhamos ali o Aeroporto Augusto Severo recém-reformado, pronto, um aeroporto moderno a 15 minutos de Natal e fizeram um aeroporto a 1 hora e meia de Natal e muita gente hoje pega voo por João Pessoa”. 

Perguntas que não deixam calar:

1- O deputado Fábio Faria sorridente que disputava o martelo do leilão não sabia ali do que se tratava? Não sabia que o Aeroporto Augusto Severo seria substituído?

2- De qual ponto o deputado se refere para essa distância de uma hora e meia? Eles sabe que Zona Norte é uma das áreas mais populosas da capital potiguar – cerca de 400 mil habitantes – e está a dez minutos do ASG?

3- As pessoas que trocam o aeroporto de Natal pelo de João Pessoa é muito mais pelos altos preços das tarifas aéreas praticadas no Rio Grande do Norte e isso pouco tem a ver com a distância e tamanho do Aeroporto?

A nova realidade do Aeroporto Internacional Aluízio Alves merece, sim, toda ajuda e influência de quem quer bem e luta pelo Rio Grande do Norte. Com verdade, maturidade e argumentos plausíveis.

Críticas por críticas não nos trará o desenvolvimento e progresso sonhado ali. Pausado agora, mas que não pode impedir o voo mais alto amanhã.

6 thoughts on “Oito anos depois , deputado Fábio Faria descobre que Aeroporto de São Gonçalo é “elefante branco”

  • Valter

    A “classe” política sabia que era um elefante branco, mas todos se calaram, ninguém se voltou contra essa construção, bem como do estádio arena das dunas.

    Resposta
  • observanatal

    O deputado Fábio Faria agora resolve tudo, tem solução para tudo. Só não teve solução para Robinson Faria.
    O aeroporto é longe? Sim. No mundo, os aeroportos que estão praticamente dentro das cidades possuem uns 50 anos pelos menos, ou não há mais espaços para construção. Quem acha horrível ir para São Gonçalo precisa conhecer o percurso usando Macaíba.
    O texto é muito bem pontuado.
    Se o deputado novo cristão, homem conservador e defensor das famílias, não tivesse sido rebatizado, diria que havia tomado um trago.

    Resposta
  • Paulo

    Todos nós sabemos porque este aeroporto foi construído….. Isso foi a farra instalada neste país desde 2003, depois veio a sandice da copa do mundo , arena das dunas etc…etc..
    O dinheiro público tem dono é dos políticos

    Resposta
  • Rita de Cassia

    O deputado na época apoiou o projeto do aeroporto. Agora, diz que é um elefante branco? Será que não se trata de uma omissão política e administrativa dos representantes para dar continuidade ao projeto assim como foi idealizado. No momento, é muito fácil criticar e apontar o dedo;ao invés de ter consciência que isso é fruto da incapacidade de alguns. Isso que vemos hoje, na minha opinião, não passa de pura demagogia para tirar frutos da situação e por meio disso sair melhor na imagem para a sociedade em detrimento de outro…

    Resposta
  • Júlio Almeida

    A única verdade é que tínhamos o melhor aeroporto do país , o Augusto Severo , e por politicagem e interesses espúrios levaram o terminal de passageiros para São Gonçalo que inicialmente seria apenas para cargas !

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *