2 de maio de 2024
Medicina

OMS declara a varíola dos macacos uma emergência global

 

A Organização Mundial da Saúde declarou emergência de saúde global por varíola dos macacos à medida que surto se espalha pelo mundo


Fonte: Ryan King, repórter de notícias de última hora para o Washington  Examiner em 23 de julho de 2022

A OMS declarou o surto de varíola dos macacos como uma “emergência de saúde pública de interesse internacional”.

A declaração marca a segunda vez que a OMS ativou seu maior alerta de saúde pública nos últimos dois anos, com a primeira instância sendo usada para alertar os cidadãos globais sobre a ameaça do COVID-19 que devastou a comunidade internacional.

“Temos um surto que se espalhou rapidamente pelo mundo por meio de novos modos de transmissão, sobre os quais entendemos muito pouco e que atendem aos critérios” para uma emergência de saúde pública, disse Tedros Ghebreyesus, diretor da OMS, a repórteres, segundo o jornal.  New York Times.

Um painel de funcionários da OMS ficou dividido sobre se deveriam emitir a declaração global de emergência de saúde pública, mas o Dr. Tedros os rejeitou.

TL Comenta:

As autoridades de saúde e a mídia brasileira têm evitado divulgar uma importante informação que pode ajudar a conter o avanço da doença:

A maior  parte da disseminação da Monkeypox tem ocorrido em homens que fazem sexo com  homens, sendo gays e bissexuais considerados sob risco aumentado da infecção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *