6 de maio de 2024
Comportamento

PASSAPORTE PARA A VERDADE

A incredulidade de São Tomé (1602) – Caravaggio – Galeria Sassouci, Potsdam, Alemanha.


O mundo ainda passa pelo lento processo de pasteurização de ideias e pensamentos, onde emitir opinião que desonere a receita da panaceia, ou faça os doutrinados lembrar  o leite derramado, continua atividade de risco.

Até o direito à dúvida, herdado dos filósofos de todas as escolas, têm sido suprimido dos mais ousados que insistem em pensar fora da caixa preta, lacrada pela establishment e embalada pela grande mídia.

Não desistiram dos  rótulos, sempre pejorativos, obrigando aos que pretendem iluminar um pouco mais a vida, percorrer as ruas, vestidos somente com o barril de Diógenes, e uma lanterna em cada mão, com as inscrições:  obscurantismo e negacionismo.

O novo governo anuncia medidas de obrigatoriedade dos incompetentes passaportes sanitários que já não são mais carimbados em nenhum país do mundo razoavelmente civilizado.

Em pleno carnaval e durante mais uma tragédia que se anuncia  nas chuvas que fecham  os verões, o maior dos jornalões insiste em chamar o braço de todos para a seringa, sem ao menos passar suas frágeis verdades pela própria agência identificadora de fakenews.

Aos donos das certezas e aos praticantes da nova ciência da unanimidade universal, resta reagir com a velha, insubstituível e libertadora ironia.

E fazer as perguntas que nunca são respondidas, simplesmente porque não precisam de respostas.

– O que temem os reforçadamente protegidos?

O que  fazer,  o cidadão impotente diante de quem assumiu o poder com a pretensão de controlar a vida de todos, em todos os detalhes, surfando a nouvelle vague da cultura woke?

Pessoas que se julgam acima dos demais, moralmente superiores e tentam impor suas ideias aparentemente progressistas.

Hipócritas, nenhuma dúvida é cruel; nenhuma pergunta deve ofender.

Davi com a Cabeça de Golias (1610) – Caravaggio – Galeria Borghese, Roma

(Tema e ilustrações utilizados neste TL, em 01/02/22)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *