6 de maio de 2024
Imprensa Nacional

Paulo Guedes volta a pedir mais cortes no Ministério de Rogério Marinho

Da Folha de São Paulo 

Membros da equipe econômica atribuem ao ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) parte da articulação que inflou as emendas parlamentares no Orçamento de 2021.

A verba destinada ao ministro subiu de R$ 6,4 bilhões, na versão original do governo enviada em agosto do ano passado, para quase R$ 21 bilhões na versão final, aprovada pelo Congresso.

Foi a pasta que mais ganhou espaço durante as negociações políticas envolvendo o Orçamento.

Marinho se reuniu com o relator do Orçamento, senador Márcio Bittar (MDB-AC), no dia 22 de março, pouco antes do início do processo de votação do projeto de despesas de 2021 no Congresso.

A interpretação de membros da equipe econômica é que Marinho correu por fora, fazendo acordos políticos com parlamentares, contribuindo para atentar contra o próprio Orçamento tradicional e o teto de gastos.

A visão é que isso fere a própria força da intermediação política do governo, já que o Congresso tenderia a olhar o ministro como alguém de forte influência na destinação de verbas.

Na elaboração orçamentária, o governo deixa um espaço para que obras, por exemplo, sejam patrocinadas por parlamentares por meio de emendas. Por isso, o Desenvolvimento Regional, responsável por projetos na área habitacional, de saneamento e de gestão hídrica, é irrigado por recursos a serem apontados por deputados e senadores.

No entanto, a equipe econômica avalia que a expansão da verba do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) acabou prejudicando o espaço para despesas obrigatórias, como aposentadorias, e também o custeio da máquina pública.

A ideia é, então, que a pasta de Marinho irá perder recursos no contingenciamento a ser feito pela equipe de Guedes.

Procurado, o MDR não quis comentar.

ECONOMIA X DESENVOLVIMENTO 

Marinho briga por mais obras com dinheiro público, enquanto Guedes quer conter as despesas do governo.

Marinho é ex-deputado federal e foi secretário especial de Previdência e Trabalho, integrante da equipe de Guedes, durante a aprovação da reforma da Previdência. Desde fevereiro de 2020, comanda a pasta do Desenvolvimento Regional.

Mas um auxiliar de Guedes afirma que, se os parlamentares quisessem autonomia para gerir as contas públicas, deveriam ter aprovado antes as medidas de desvinculação e desobrigação do Orçamento, defendidas pelo ministro.

As ações foram deixadas de lado na tramitação do Plano Mais Brasil —conjunto de três PECs enviadas em novembro de 2019 que reformavam as contas públicas e reviam gastos obrigatórios. Os textos acabaram virando um texto desidratado, que foi aprovado sem potencial de mudanças no curto prazo.

Sem essas ações, dizem, não há margem para corte de despesas obrigatórias nem espaço para elevar gastos de interesse dos deputados e senadores.

DO TL 

Coincidência ou não, o ministro Rogério Marinho aproveitou o final de semana e emendou mais dois dias de trabalho e reuniões com lideranças políticas no Rio Grande do Norte.

Na tarde de terça-feira, por exemplo, quando o Governo Bolsonaro apagava as labaredas da crise com as Forças Armadas, Marinho estava reunido com o presidente da Assembleia Legislativa, seu ex-companheiro de PSDB, Ezequiel Ferreira de Souza.

8 thoughts on “Paulo Guedes volta a pedir mais cortes no Ministério de Rogério Marinho

  • Legião

    Não se sabe qual a razão desse incompetente e fracassado político que foi rejeitado nas urnas na eleição de 2018 pelo povo potiguar,o porque que ele foi nomeado ministro de estado do Brasil,parece que ele possui um padrinho ou uma madrinha súper influente que o fez voltar ao cenario político como ministro de estado desse atual poder executivo federal.

    Resposta
  • Eu concordo com Laurita Arruda, o ministério de Rogério Marinho é no momento o que tem mais verbas disponibilizada para obras de infraestrutura para o nordeste e especialmente para o Rn. Está fazendo um bom trabalho, especialmente para sua eleição ao senado com o decisivo apoio do deputado Ezequiel Ferreira. Resta saber se o ministro Paulo Guedes vai liberar esses recursos. Tenho minhas dúvidas. SMJ

    Resposta
    • Legião

      Jcs Rogerio Marinho eleito senador da república?só se for eleito para o cargo de sindico do condominio onde ele mora.

      Resposta
  • Legião

    O candidato que possui altissima propabilidade porcentual numérica entre 51%e 80% de ser eleito para a vaga única para o senado da república pelo RN,é o ex deputado e ex prefeito do municipio do Natal Carlos Eduardo Alves,ele que pode reunir grandes partidos e lideranças de partidos de centro como o MDB ligado a sua familia e com apoio do atual prefeito do Natal Álvaro Dias,e também dos partidos de centro-esquerda como o seu PDT,PSB,PCdoB,o PT da atual governadora do estado do RN,a senhora Fátima Bezerra que será candidata a reelección e também do seu líder nacional,o ex presidente Lula candidato praticamente imbativel nas urnas se não ele for impedido de se lançar candidato ao cargo de presidente da república,ou seja como se diz na giria popular local,o ex deputado e ex prefeito do Natal Carlos Eduardo Alves está com a faca e o queijo na mãos,ele só não ganha a eleição para o cargo de senador da república se ele não quiser ser candidato a essa vaga única.

    Resposta
    • Legião

      Jcs-SMJ,esse deputado estadual Ezequiel Ferreira, líder político do PSDB estadual e presidente da assembleia é só um foguinho de palha,Ezequiel Ferreira,è mais um emergente político que rápidamente que cairá no esquecimento político e ele que não è tão popular assim,por exemplo:no voto popular pelo fato de sempre ganhar eleição para assembleia estadual com alguma dificuldade,é só ele deixar a cadeira de presidente da assembleia do RN,como por exemplo:aconteceu com o político Robinson Faria e o seu filho Fabio Faria deputado federal que agora está
      no exercicio de ministro de estado das comunicaciónes que estão praticamente rejeitados por lideres políticos e por populares do estado do RN,o partido dos dois:o Pai e o filho,o PSD praticamente está hoje aniquiliado eleitoralmente com poucos prefeitos,vice prefeitos e vereadores eleitos,é so fazer uma comparación entre a eleição municipal de 2016 em que o senhor Robinson Faria era governador do RN com a eleição municipal de 2020,com absoluta certeza que acontecerá o mesmo com PSDB e seu líder Ezequiel Ferreira e quando ele não for mais o presidente da assembleia estadual do RN,que cairá velozmente em um parcial esvaziamento de poder politico e popular.

      Resposta
  • observanatal

    Um quer gastar para se viabilizar, o outro quer “economizar” para se preservar. No fim, a briga deles continua e nós continuamos sem avançar.

    Resposta
    • Legião

      Inevitavelmente nessa divergencia de planejamento orçamentario entre esses dois ministros do governo federal do Brasil, vencerá,ganhará o competente e qualificado ministro Paulo Guedes da economía que de fato notorio e sapiente ele sabe o que está fazendo,já o outro ministro de estado do desenvolvimiento que é reconhecidamente um incompetente ou desqualificado e inconsequente segundo palavras do próprio ministro Paulo Guedes, e só acrescentando as palavras do iluminado doctor Paulo Guedes,que esse ministro potiguar não tem nada de positivo e benéfico para oferecer ao povo e do estado brasileiro,e nem mesmo ao estado de onde é oriundo,pelo qual ele só faz promessas ao povo e a lideres politicos locais e não cumpre o que promete,alías só trouxe aquelas obrinhas de apartamentos/casas financiadas pela Caixa económica federal que não são construidas 100% con recursos financeiros a fundo perdido pelo governo federal,pelo qual as pessoas irão pagar um longo financiamiento al banco público brasileiro entre 20 ou 30 anos dessa divida,para mim isso não é um tipo de obra pública e SIM uma obra privada,o governo federal não deveria nem participar e mostrar como sendo uma obra de infraestructura 100% doada pelo governo federal,este governo federal que só entrou com uma pequena contribución financeira na construção dessas casas/apartamentos privados que forão construidas no municipio de Mossoro com aquela visita midiatica do presidente da república e além disso veio entregar poucos títulos de posse de terras aos pequeños agropecuaristas do RN e entregar de algumas dezenas de pocinhos artesianos construidos pelo dnoscs na zona rural e prometendo construir novos poços,prometendo também a contrução de uma micro adultora de abastecimiento de agua e prometendo revitalizar a produção do camarão com a concessão de empréstimos bancarios a esses productores chamados de carcinicultores,más creio que essa tenha sido mais uma promessa que jamais foi posta em pratica por este ministro potiguar e pelo presidente da república do Brasil,e a tão prometida finalização da construção da barragem hidrica de oiticica pelo qual falta pouco mais de um ano e nove meses para terminar esse atual mandato presidencial e essa obra jamais é concluida e ainda aquela constante e persistente promessa midiatica da transposición do río Sao Francisco que provavelmente será mais uma promessa que não será cumprida por esse governo federal vigente,ja o outro ministro das comunicaciónes nos trouxe uma ideia totalmente ultrapassada de entregar redes de internet WiFi nas praćas públicas,notadamente mais de 80% das pessoas nem sequer frequentam mais praças públicas nem nas mais longicuas cidades do interior dos estados do Brasil,pelo qual só servem mais para embelezamentos das cidades do que algo que tenha utilidade pública.

      Resposta
      • Legião

        Enxergando algo ou coisa agradable no atual mandato do poder central do Brasil:

        1-O ministro da economía o doctor Paulo Guedes que formulou e implantou o programa do auxilio financeiro emergencial,concedendo esse beneficio financeiro em proporción de números porcentuais que alcançou aproximadamente metade da raça humana do Brasil de forma direta e indireta.

        2-Outra coisa ou ação generosa e bondosa do poder federal brasileiro que bancou e está bancando com muitos bilhões em recursos financeiros extras para a saúde publica dos governos estaduais e para as prefeituras do Brasil,inclusive o governo do estado e prefeituras do RN que forão e estão sendo solidariamente financiado(a)s pela união federal desde o inicio e durante esta fase da peste biológica mundial.

        Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *