28 de abril de 2024
Política

SANITAS ET PAX

EEF93E1D-BCF2-4646-88D6-E5C43629321E
Luiz XV visita o Czar Pedro, o Grande, em 10 de maio de 1717 (1840) –  Louis Hersent  – Palácio de Versalhes, França


Em
Paris, Roma, Moscou, Budapeste, ou Honolulu, ele faz tudo sempre igual.

Mas quando é necessário, antes do desembarque, por que não evitar a terceira guerra mundial?

Sem nenhum sacrifício, despido de preconceitos ideológicos, o capitão-presidente esqueceu que era anticomunista, desde as aulas de moral & cívica do colégio militar, para tascar um não solicitado apoio aos discípulos de Lênin, logo estranhado pelos vizinhos do norte.

No andar da carruagem e sem ter muito o que trocar com a república magiar, o pit stop no Danúbio deixou frustrados os que imaginavam um novo eixo, entre párias.
Faltou talvez, a presença do ex-chanceler que virou o próprio.

Jornalistas experientes  em viagens presidenciais, por falta de convite ou grana para ressarcir as despesas no força aérea um, ficaram devendo imagens e relatos fora da trilha batida, das homenagens aos mausoléus de heróis e cenas mudas que antecedem os encontros dos mandatários.

Cobertura tão pífia, fez o sempre atarefado Senador Randolph Frederich recorrer ao STF para descobrir o que danado foi o Bozo fazer tão longe, se o frio do fim do inverno não permite nem um rolé, quanto mais uma motociata, pelas tundras siberianas.

O que faltou mesmo, foi um cercadinho, na porta do hotel. Talvez, porque o serviço extra não estivesse previsto nos direitos dos hóspedes convidados na base do 0-800.

Um modelo de entrevista coletiva, desorganizada, pra não dizer caótica ou bagunçada, poderia ser mais uma jaboticaba no nosso cardápio de exportações.

O protagonismo brasileiro no cenário internacional se não mostrou-se real, tem muitos fiéis e  crentes na causa.

Para ser aceita como verdadeira,  a  negociação de guerra e paz não carece de outra prova, além da conferida  por Sua Majestade, Isabel, a Segunda, pela Graça de Deus, Rainha da Grã-Bretanha, Irlanda e dos Domínios Britânicos do Além-Mar e Defensora da Fé, com a  inclusão no kit de tratamento real, de um medicamento recomendado pelo pajé  de Pindorama, da terra dos papagaios.

Não é que o resiliente vermífugo foi aparecer na farmácia real, com codinome quase despercebido?

Como não se tem notado que os cortesãos britânicos andem coçando excessivamente as nobres cabeças, caiu nas teias sociais a notícia que um  tratamento precoce estava em curso.

Infeliz é o lugar onde as grandes decisões e assuntos mais relevantes, tratados em conversas de calçada de pé-sujo e botequim bunda-de-fora, são desmentidos com todos os rigores e ciências das agências de checagem de notícias.

Que país é esse, onde até os memes querem proibir?

91048972-53F1-4131-BB02-3D21E4DEC30F
Retrato de Louis XIV (1701) – Hyacinthe Rigaud – Museu do Louvre, Paris

­

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *