2 de maio de 2024
Pesquisa

Pesquisa Ipespe: “Economia no caminho errado” e CPI da Covid confirmam desgaste de Bolsonaro

  image_preview Não há mudanças significativas na última pesquisa Ipespe (ex-XP) divulgada nesta quarta-feira,3. Mas há uma tendência e porquês sendo bem detalhados pelo analista Antônio Lavareda. Vejamos alguns pontos. 1- OPINIÃO DE QUE A ECONOMIA “ESTÁ NO CAMINHO ERRADO” ULTRAPASSA DOIS TERÇOS DOS BRASILEIROS (67%). No mês passado eram 64%. Os que acham que ela “está na direção certa” recuaram de 27% para 24%.

Não preciso repetir que esse – a percepção da economia – é um dos três vértices do triângulo que ao final do primeiro trimestre do ano que vem, a seis meses da votação, apontará o destino do projeto de reeleição do Presidente.

O Governo dispõe, de fato, de cinco meses para apresentar resultados no combate à inflação, ao desemprego, e na distribuição do Auxílio Brasil, substituindo, com valor maior (400 reais), o Bolsa Família praticado há dezoito anos.

A partir de abril, a máquina pública contará cada vez menos e para conquistar os eleitores. Ele só disporá, basicamente, da campanha. Necessitará mexer nesse ponteiro antes dela. Campanhas são importantes mas não fazem milagres.

2- CONCLUSÕES DA CPI AMEAÇAM CONSOLIDAR A ELEVADA REPROVAÇÃO (57% DE “RUIM OU PÉSSIMA”) À CONDUTA DO GOVERNO NA PANDEMIA.

Os que classificam seu desempenho nesse quesito como “ótimo ou bom” são 22%.

Números estáveis em relação aos de setembro. Esse será o segundo vértice determinante do desempenho eleitoral do Presidente. A criação pelos senadores de um Observatório específico para acompanhar a tramitação das denúncias “fatiadas” contra ele, seus ministros, e aliados dará sobrevida ao noticiário negativo, embora em menor volume.

O avanço da vacinação, a redução expressiva dos óbitos e a consequente volta à “normalidade” devem abrandar o peso desse tema.

Mas se equivocará quem acreditar que a pandemia será página virada no debate eleitoral.

Se o Governo deixar que a leitura atual se cristalize, e for incapaz de reduzir bastante o saldo negativo das avaliações (-35 pontos), a memória das mais de 610 mil vítimas será uma bola de chumbo amarrada a seus pés.

3- AVALIAÇÃO GERAL DO GOVERNO SE MANTÉM ESTÁVEL, COM O “RUIM OU PÉSSIMO” (54%) OSCILANDO UM PONTO ABAIXO.

A leitura positiva (“ótimo/bom”) manteve-se no mesmo patamar, 24%. A desaprovação (64%), igual a de setembro, é mais que o dobro da aprovação, que continuou em 30%. Nesse quesito entra o “conjunto da obra” durante o mandato. É o terceiro vértice do triângulo que precisará ser substancialmente alterado para viabilizar a reeleição

COMO ANDA O ESPAÇO DA TERCEIRA VIA? 55% DOS ELEITORES CITAM UM DOS DOIS LÍDERES NA PERGUNTA ESPONTÂNEA (LULA, 31% e BOLSONARO, 24%).

Então, teoricamente, nesse momento há 45% dos eleitores que podem ser mais “disputados” pelos candidatos alternativos, em especial o contingente que rejeita a dupla master. O problema é que o “alistamento” segue desenfreado. Já foram apresentados 10 nomes. Um denominador que inviabiliza o resultado qualquer que seja o numerador disponível.

Na verdade, a dificuldade real não é o número de postulantes. Nas últimas primárias democratas, ano passado, nos EUA, foram 29 os concorrentes.

Mas eram de um só partido e competiam dentro de um mecanismo do qual só um nome emergiria. Aqui não. Em um contexto partidário fragmentado pelo voto proporcional de lista aberta, tudo dependerá de uma eventual capacidade, extraordinária, de coordenação das legendas e dos pré- candidatos. Aguardemos o que ocorrerá.

8 thoughts on “Pesquisa Ipespe: “Economia no caminho errado” e CPI da Covid confirmam desgaste de Bolsonaro

  • Guilherme

    Essa pesquisa muito sólida, como um prego na areia do mar.

    Resposta
  • observanatal

    A maior pesquisa é o bolso do brasileiro, que no caso do comentário acima, não sofre com essa economia destrambelhada.

    Resposta
  • Ana Paula

    Como vocês torcem contra o BOLSONARO. Ou seja: contra o BRASIL.
    Eu, hein…

    Resposta
    • observanatal

      Se beber, não comente.

      O Brasil já está lascado, não precisa torcer contra. Você deve ser uma dessas pessoas que não sente a dificuldade desse país com esse rato no poder.

      Acorde, esse discurso servia para 2018, hoje a realidade é outra. Faltou só dizer “e o PT, hein?!”. Ou é burrice ou canalhice.

      Resposta
  • Ana Paula

    E o Senhor respeite as pessoas, as suas posições. Não seja grosseiro, mal educado.
    Eu respeito a sua opinião. Respeite a minha.

    Resposta
  • Ana Paula

    Sou BOLSONARISTA, graças à Deus.
    Não gosto de ladrões.

    Resposta
    • observanatal

      Já respondeu: É burrice.
      Uma pessoa associar Bolsonaro e seu clã à honestidade, é burrice.

      Poderia respeitá-la por sua doença autodeclarada, mas não por esse discurso ultrapassado, e acusatório. E mais, eu tenho LIVRE EXPRESSÃO, posso dizer o que quiser, como quiser, no tom que quiser. Não me censure. Deixe de mimimi.

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Resposta
  • Ana Paula

    Sr. Observa… foi o senhor ou senhora quem me censurou. Eu respeito todos os pontos de vista.
    Sou inclusive, educada!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *