9 de maio de 2024
ENERGIA

Petrobras pretende promover o Brasil como líder global em energia eólica offshore na OTC, mesmo sem a presença de Jean Paul Prates

A Petrobras está participando da Offshore Technology Conference (OTC), em Houston, no Texas (EUA), para mostrar ao mundo os atributos do Brasil para liderar o desenvolvimento global de energia eólica no mar. A comitiva da Petrobras inclui nomes como Carlos Travassos, Joelson Mendes e Maurício Tolmasquim, que tentarão posicionar o Brasil como líder global de energia eólica offshore.

Embora o presidente da companhia, Jean Paul Prates, tenha cancelado sua participação por motivos de agenda, a missão de posicionar o Brasil como líder global de energia eólica offshore ficará nas mãos dos diretores e gerentes da Petrobras.

A presença da Petrobras na OTC acontece sob questionamentos do mercado quanto a possíveis mudanças em seu plano de desinvestimentos e política de preços. A conferência deve reunir mais de 24 mil participantes, incluindo autoridades do setor e representantes de empresas, para discutir o futuro da exploração de petróleo e gás offshore em mais de 90 países, incluindo o Brasil.

Além disso, a Petrobras está levando para a OTC ações voltadas para a transição energética, com foco na redução das emissões de gases de efeito estufa, perspectivas de produção, a aposta em novas fronteiras e os investimentos programados para os próximos cinco anos.

O potencial de geração de energia eólica no mar estimado para o Brasil é de 700 gigawatts (GW) em locações offshore com profundidades de até 50 metros, volume que é mais de 30 vezes superior à capacidade global. Há diversos projetos na mesa, incluindo uma avaliação de viabilidade técnico-econômica e ambiental de sete projetos de eólica offshore em parceria com a norueguesa Equinor.

Com informações da CNN Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *