2 de maio de 2024
Coronavírus

PGR vai apurar “maquiagem” de dados divulgados por Ministério da Saúde

covidjonneroriz00020

Deu  na Veja

Organizar a lista oficial de mortos na tragédia da pandemia parecia a única tarefa do Ministério da Saúde cumprida a contento desde o início da guerra ao coronavírus.

Depois de penar até para gastar a montanha de dinheiro liberada pela Economia para socorrer o SUS com respiradores e equipamentos de proteção, os populares EPIs, a pasta resolveu perder de vez a utilidade ao maquiar números e omitir informações repassadas pelos estados na crise.

Diante do descalabro da medida, na noite deste sábado, a PGR mandou abrir investigação para apurar as mudanças ordenadas pelo Palácio do Planalto a Pazuello:

“Considerando ampla divulgação pela imprensa, nesta data, da decisão do Ministério da Saúde de retirar do Painel de Informações da COVID-19 o número de pessoas mortas em virtude da doença, bem como de restringir outros tipos de informações relativas à mesma doença e que, em acesso ao referido portal, às 17h10, desta data, constatou-se que exibe apenas a informação de novos óbitos confirmados, omitindo a informação do número acumulado de mortos, informo que esta 1ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal instaurou Notícia de Fato, conforme portaria anexa”.

A PGR dá 72 horas para que o governo forneça uma série de informações sobre as mudanças. O ministério terá que enviar, por exemplo, “cópia do ato administrativo que determinou a retirada do número acumulado de mortes do Painel COVID-19, do Ministério da Saúde, bem como a cópia do inteiro teor do procedimento administrativo que resultou na adoção desse ato”.

Ainda terá que esclarecer “se houve e, caso positivo, quais foram, outras modificações e supressões de dados públicos relativos à pandemia da COVID-19, especificando os fundamentos técnicos que embasaram a adoção dessa decisão”.

TL COMENTA

Ao contrario do que possa parecer – para os 30% dos brasileiros-  o direito à informação é objeto de Lei própria, é dever do Estado, portanto. Sonegar informações não é uma uma possibilidade admitida no nosso regime jurídico.

E isso nada  tem a ver com Jornal Nacional ou Rede Globo de TV. Esses são coadjuvantes de um enredo bem maior, em que o legítimo representante do povo brasileiro se apequena para não mostrar a verdade cruel e a possibilidade de seu povo reagir dentro de suas limitadas possibilidades.

A PGR cumpre seu papel de proteger a lei, a Pátria, a Ordem, minimamente que seja.

2 thoughts on “PGR vai apurar “maquiagem” de dados divulgados por Ministério da Saúde

  • Ricardo Lyra

    A SESAP RN atualiza diariamente o número de suspeitos e confirmados. E o número de curados não atualiza. Em Ceará mirim a muito tempo não passa de 09 curados.

    Resposta
  • observanatal

    O consórcio do nordeste perdeu a oportunidade de divulgar os números sobre o COVID-19 para imprensa. Os mesmos números que manda para o Ministério da Saúde, fazendo sua parte, como grupo, em dar transparência. O Wizard do Ministério da Saúde chegou fazendo seu papel mágico de sumir com a doença no país.

    O números de recuperados, espera-se em Deus que no Brasil seja como o resto do mundo, é sempre maior do que o de óbitos. Serve para animar quando a esperança tenta sair pela porta. O número de óbitos já demonstra o quanto ainda estamos falhando na guerra contra o vírus, por isso, como em todo lugar do mundo, o destaque.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *