8 de maio de 2024
Nota

Por que Maria Bethânia vai cantar o Hino Nacional na posse do Ministro Luís Roberto Barroso

Um dos principais nomes da música brasileira, a cantora Maria Bethânia foi convidada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), para a cerimônia que marcará sua posse como presidente da Corte.

Mas o que levou Maria Bethânia a ser convidada para um papel tão importante no evento?

Uma das respostas possíveis reside no fato de que Barroso é um conhecido admirador da cantora.

Em publicações no X (ex-Twitter), o magistrado recomendava músicas e declamações feitas por ela para os seguidores ouvirem no fim de semana.

A música “Costumes“, da própria Bethânia, e a releitura por ela cantada de “O Trenzinho Caipira“, de Heitor Villa Lobos, por exemplo, já estiveram na lista semanal de indicações.

A própria Bethânia também já protagonizou um momento diretamente vinculado ao futuro presidente da Corte. Após um bate-boca entre o magistrado e o também ministro Gilmar Mendes, durante sessão do STF, em março de 2018, a cantora surgiu em um vídeo declamando a dura fala de Barroso contra o colega em forma de poesia.

— Você é uma pessoa horrível. Uma mistura do mal com o atraso e pitadas de psicopatia. (…) A vida para vossa excelência é ofender as pessoas. (…) Vossa excelência nos envergonha, é uma desonra para o tribunal e para todos nós. Um temperamento agressivo, grosseiro, rude. (…) Não tem ideia, não tem patriotismo, está sempre atrás de algum interesse que não é o da Justiça. Uma coisa horrorosa — discorreu Barroso na ocasião, no desabafo cujas palavras viraram a gravação na voz de Maria Bethânia.

Apesar do histórico de desavença entre Barroso e Gilmar, o iminente presidente do STF voltou a se aproximar do colega como parte dos preparativos para assumir o comando da Corte.

Fonte: O Globo 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *