27 de abril de 2024
CULTURA

Por que algumas vacinas Covid-19 desencadeiam coágulos raros?

C8B15E19-2A99-413E-AB8B-5A013C8B0755

Fonte: Bojan Pancevski para o The Wall Street Journal

Cientistas de todo o mundo estão correndo para entender por que as vacinas Covid-19 da AstraZeneca PLC e da Johnson & Johnson estão causando coágulos sanguíneos raros, mas potencialmente mortais.

Determinar a conexão ajudaria pacientes, médicos e agências de saúde a avaliar melhor os riscos apresentados pelas vacinas e calibrar com segurança seu uso.

Nas últimas semanas, os EUA, a província canadense de Ontário e vários países europeus, incluindo a Noruega e a Dinamarca, pausaram ou interromperam completamente a administração dessas vacinas.

“Entender a causa é de suma importância para as vacinas de próxima geração, porque [o novo] coronavírus permanecerá conosco e a vacinação provavelmente se tornará sazonal”, disse Eric van Gorp, professor da Universidade Erasmus na Holanda que lidera um grupo  de cientistas que estudam a condição.

Na Alemanha, um pesquisador acha que descobriu o que está provocando os coágulos.  Andreas Greinacher, um especialista em sangue, e sua equipe da Universidade de Greifswald acreditam que as chamadas vacinas de vetor viral – que usam vírus do resfriado inofensivos modificados, conhecidos como adenovírus, para transportar material genético para recipientes de vacina para combater o coronavírus – podem causar uma resposta autoimune ao vírus que leva a coágulos sanguíneos.

De acordo com o Prof. Greinacher, essa reação pode estar ligada a proteínas perdidas e um conservante que ele encontrou na vacina AstraZeneca.

O Prof. Greinacher e sua equipe começaram a examinar a vacina da Johnson & Johnson, mas identificaram mais de 1.000 proteínas na vacina da AstraZeneca derivada de células humanas, bem como um conservante conhecido como ácido etilenodiaminotetracético, ou EDTA.

A hipótese deles é que o EDTA, que é comum a drogas e outros produtos, ajuda essas proteínas a se perderem na corrente sanguínea.

TL Comenta:

Todas as vacinas para a COVID-19 são experimentais.

Da mesma forma que o vírus sofre mutações, gerando novas cepas e variantes, as vacinas também vão sendo aperfeiçoadas.

A grande incógnita ainda não respondida por nenhum fabricante é quanto a periodicidade da imunização.

Quando será a terceira dose?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *