4 de maio de 2024
Política

Quarta de Cinzas tem atentado à Democracia embalando as redes

 

img-9955_250220204821-300x300

O furo é da jornalista Vera Magalhães, do Estadão.

Noite de terça-feira, ela postou em seu blog a convocação disparada pelo celular do Presidente Jair Bolsonaro para o ato do dia 15 de março “EM FAVOR DO BRASIL”.

A manifestação, marcada para 15 de março, é uma reação à fala do ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Augusto Heleno, que chamou o Congresso de “chantagista” na semana passada.

O ato estava previsto desde o final de janeiro, mas acabou mudando de pauta para apoio a Bolsonaro e encorpando insinuações autoritárias após Heleno atacar o Legislativo.

Pelas redes sociais e por WhatsApp, apoiadores do presidente postam imagens de ataque ao Congresso, retirada dos comandantes da Câmara e do Senado e de alusão ao uso das Forças Armadas no movimento.

O próprio presidente Jair Bolsonaro encaminhou a amigos um vídeo que convoca a população a ir às ruas no dia 15 de março para defendê-lo. A informação foi confirmada à Folha pelo ex-deputado federal Alberto Fraga (DF).

Um outro vídeo, diferente do recebido por Fraga, mas exaltando a manifestação do dia 15 e adotando tom mais dramático, também foi compartilhado por Bolsonaro, conforme revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo.

O video não faz ataque direto ao Congresso, mas faz exaltação patriótica e única à figura do Presidente.

Até agora, manifestações parte a parte de políticos como o ex-Presidente FHC contra qualquer levante anti-democrático.

Mas também líderes de Direita entoam a narrativa contra a chantagem dos congressistas e de uma parlamentarismo velado para enfraquecer a autoridade do Presidente Bolsonaro.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *