6 de maio de 2024
Política

Quase metade (47%) do eleitorado procura candidato sem vínculo com Lula e Bolsonaro

Por José Casado na Veja. Comento a seguir 

O Ipec constata que quase metade (47%) do eleitorado procura candidatos a prefeito e vereador sem vínculos com Lula e Jair Bolsonaro.

Essa busca sugere duas coisas, acha Marcia Cavallari, responsável pela pesquisa: uma é a vontade de renovação, outra é a expectativa de novo modelo de liderança política.

Elas permitem, também, um vislumbre da sutileza e elegância dos eleitores no aviso sobre fadiga de material na política.

No Congresso, há consenso sobre a tendência de reforço dos partidos de centro e de direita nas eleições de outubro, para prefeito e vereador, em coerência com o panorama traçado nas pesquisas.

Antonio Lavareda e Vinícius Silva Alves, do Ipespe, estudaram as disputas municipais dos últimos 39 anos.

Suspeitam que elas têm funcionado como uma espécie de barômetro das eleições gerais seguintes. Ou seja, sinalizando as chances dos blocos políticos nos embates posteriores pela Presidência, governos estaduais e bancadas parlamentares.

TL COMENTA

De acordo com as últimas pesquisas para sucessão municipal divulgadas no Rio Grande do Norte este recorte tem se confirmado em números.

Ou seja, a polarização Lula X Bolsonaro não está presente entre os favoritos das disputas.

Senão vejamos as maiores cidades do Estado .

Natal com a liderança de Carlo Eduardo, que não representa os extremos nacionais e nem qualquer discurso com respingo ideológico.

Mossoró com o prefeito Allyssson Bezerra sendo o favorito pela boa avaliação de sua administração.

Parnamirim a favorita professora Nilda do Solidariedade, indo no sentido oposto do bolsonarismo crescente da cidade e São Gonçalo do Amarante, tendo dois candidatos eleitores de Lula na disputa; o prefeito Eraldo contra o ex-aliado Jaime Calado, sendo o que não é do PT na liderança das pesquisas.

Assim, apesar da polarização ser o melhor caminho para os adeptos da briga Lula X Bolsonaro em 2026, este ano eleitoral começa a se desenhar como a busca pelo Centro e a capacidade de realizar um bom trabalho à população. Independente de viés ideológico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *