3 de maio de 2024
Comportamento

Quem deve ser chamado de “doutor”

 

A polêmica  é antiga e não se restringe ao Brasil.

Nos últimos anos, a discussão acirrou-se com o movimento de enfermeiros, enfermeiras e enfermeires que passaram a exigir o título e as duas letrinhas privilegiadas antes  dos nomes.

Os mais radicais vão mais longe.                       Defendem a  cassação do título dos médicos que não defenderam teses acadêmicas.

É  o caso de lembrar o porquê  do bebum de Nova Cruz  não ter chamado o juiz de Direito de “doutor”:

– E  tu opera?


O título de “Doutor” deve ser reservado aos médicos?


Chelsea Alvarado, MD, para o The Clinical Advisor, em 8 de setembro de 2023

 

Leis recentes em alguns estados norte-americanos que restringem o uso do título de “doutor” aos médicos geraram maior conscientização e discussão sobre o debate de décadas,  sobre quem deveria poder usar este título honorífico.

O uso do termo como título de grau acadêmico começou no final dos anos 1100, quando a Universidade de Bolonha concedeu seu primeiro doutorado em direito civil.

Logo depois disso, surgiram diplomas em direito canônico, medicina, gramática e outras áreas.

Assim que os sistemas alemão e inglês começaram a aplicar o termo “doutor” a graus mais avançados, outros países seguiram o exemplo, e este uso tornou-se o padrão.

As escolas médicas começaram a usar “doutor” para descrever os graduados em 1600, para denotar respeito.

O grau de doutorado médico (MD) representa o primeiro doutorado profissional associado à Medicina nos Estados Unidos, em oposição a um doutorado baseado em pesquisa e experiência acadêmica.

Os recentes acontecimentos jurídicos nos Estados Unidos representam outro capítulo na história do título de “doutor”.

A partir de 2023, vários estados tentaram aprovar legislação para impedir que enfermeiros – mesmo aqueles com doutorado em enfermagem (DNP) – usassem o título.

Os profissionais de enfermagem que possuem DNPs reagiram contra esta legislação.

O local onde as sociedades profissionais e os especialistas entram neste debate varia muito e, sem surpresa, pode depender da profissão que representam.

Embora as associações profissionais concordem que os médicos devem poder representar-se como “doutores”, a Associação Médica Americana (AMA) acredita que este é o único grupo que merece esta designação.

A AMA argumenta que restringir o seu uso permite que os pacientes tomem decisões de saúde mais informadas com base na licença do seu profissional de saúde.

Com base na precisão histórica, parece que o termo “doutor” descreve com mais precisão qualquer pessoa com um diploma avançado que ensina.

Em 2023, isso se aplica amplamente a muitas pessoas que obtiveram títulos de doutorado, não apenas aos médicos.

Dito isto, as nuances devem ser apreciadas, e respeitar a história do título de “doutor” não nega a importância de uma comunicação clara com o público e com os pacientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *