27 de abril de 2024
Eleições

RN com Fátima Bezerra pode ser ilha do PT em estados do Nordeste

Do Radar na Veja 

Líder absoluto nas pesquisas eleitorais no Nordeste, Lula não consegue transferir para candidatos do seu partido a popularidade que parece ter junto ao eleitorado da região.

Se os levantamentos  estiverem corretos, terminadas as eleições, o PT terá perdido influência e poder em diferentes estados nordestinos.

Na Bahia, ACM Neto, do União Brasil, lidera e pode vencer o candidato petista Jerônimo Rodrigues já no primeiro turno.

No Piauí, Sílvio Mendes, do mesmo partido de ACM, tem 43% das intenções de voto contra 29% do petista Rafael Fonteles.

No Ceará, Capitão Wagner, também do União Brasil, tem 36% contra 26% do petista Elmano de Freitas.

Em Pernambuco, onde atuou para matar a candidatura de Marília Arraes, o partido deve ser duramente castigado por ter optado pelo projeto do PSB. Marília lidera com 36% das intenções de voto.

Ela trocou o PT pelo Solidariedade para escapar das negociatas dos antigos companheiros que tentaram sufocar sua candidatura.

Em todo o país, o drama petista se repete.

Uma coisa, na cabeça do eleitor simpático a Lula, é votar no ex-presidente. Outra coisa é o PT.

Em tempo, o petismo fez quatro governadores no Nordeste na eleição de 2018: Rui Costa (Bahia), Wellington Dias (Piauí), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) e Camilo Santana (Ceará).

Na Paraíba, o cenário ainda é incerto, mas em nenhuma das situações postas hoje o Governo será do Partido dos Trabalhadores.

Lá,  o governador João Azevêdo (PSB), lidera com 32%, mas é seguido por três candidatos empatados dentro da margem de erro em segundo lugar.  Pedro Cunha Lima (PSDB) tem 16%; Nilvan Ferreira (PL), 15%; e Veneziano Vital do Rêgo (MDB), 14%.

TL COMENTA

O dado mostra e confirma que a liderança da Governadora Fátima Bezerra (PT) nada tem a ver com sua aprovação do Governo , nem com o sentimento pró-PT no Rio Grande do Norte e no Nordeste. Não!

O êxito de Fátima foi na costura pré-eleitoral, eliminando adversários fortes e praticamente, escolhendo o adversário ideal.

A vinte dias do pleito estratégia que vem dando certo em todas as pesquisas publicadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *