30 de abril de 2024
Imprensa Nacional

RN é exemplo de base bolsonarista rachada nos estados

Do Globo 

Ainda sem definir por qual legenda disputará a reeleição, o presidente Jair Bolsonaro vem assistindo a uma fragmentação de sua base na construção de palanques locais.

Em pelo menos 16 estados e no Distrito Federal, aliados do Palácio do Planalto em diferentes partidos disputam a preferência pelo apoio do presidente para disputar governo ou Senado.

Metade desses estados já registraram desentendimentos ou ataques mútuos entre pré-candidatos no campo do bolsonarismo.

No Nordeste, região em que Bolsonaro tem suas maiores taxas de reprovação, segundo o Datafolha, a tendência é de menor disputa pelo apoio do presidente, logo há menor fragmentação.

Ainda assim, a base bolsonarista está rachada no Rio Grande do Norte, em que o ministro das Comunicações, Fábio Faria, que se filiará ao PP, se apresentou como candidato ao Senado.

Outro ministro, Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), que também quer concorrer à única cadeira vaga ao Senado, tem incentivado uma chapa com o deputado Benes Leocádio (Republicanos) ou com o PSDB ao governo, escanteando Faria.

Há atritos ainda em estados do Sul e do Centro-Oeste, regiões em que Bolsonaro conserva maior popularidade. Em Santa Catarina, o empresário Luciano Hang vem sendo incentivado a entrar na corrida ao Senado, numa dobradinha com a candidatura do senador Jorginho Mello (PL) ao governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *