11 de maio de 2024
Coronavírus

Sesap esclarece que nota era “recomendação” e que responsabilidade de vacinação é do Município

  Vacinação-idoso-2 Uma nota para esclarecer uma outra nota, que apenas dava diretrizes sobre faixas etárias indicadas para vacinação no Rio Grande do Norte. Comento a seguir .
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) esclarece que de acordo com Nota Informativa Conjunta Nº 01/2021, publicada em 07 de fevereiro de 2021, foram feitas recomendações para que os municípios seguissem estratégias para vacinação dos idosos, obedecendo a um cronograma dependendo do número de doses disponíveis e enviadas pelo Ministério da Saúde.

É importante ressaltar que a disponibilidade de doses e o cronograma é de responsabilidade do município, a nota é uma orientação.

“De acordo com o número de idosos dessa faixa etária no município pode haver necessidade de mais dias ou menos dias para proceder a cada etapa referente à vacinação específica para essa idade”, diz o documento.

A Sesap esclarece, por fim, que o município tem autonomia e responsabilidade sobre a vacinação.
OPINIÃO DO TL 

Mais do que sempre os idosos precisam de informação com clareza. Ninguém com mais de 70 anos quer ir passear numa extensa fila de Drive-Thru.

Em que pese a necessidade de se ter pai e mãe para vacina, antes de tudo se faz necessário ter compaixão com essas pessoas que estão sendo vítimas de RUÍDOS de comunicação e jogo de responsabilidade.

Hoje, fica claro que não existem doses suficientes para imunizar as pessoas previstas na nota divulgada pelo Governo do RN.

Por outro lado, a Prefeitura de Natal não poderia deixar a dúvida que existem vacinas e não foram distribuídas. Porque não é verdade.

O papel dos Governos estaduais é de mero “distribuidor” para os Municípios nas primeiras 24 horas que recebe a carga do Ministério da Saúde.

Politizar omissões e ações nesse momento em que há vidas e saúde de vulneráveis em jogo vai além da desinformação. Beira a má-fé.

3 thoughts on “Sesap esclarece que nota era “recomendação” e que responsabilidade de vacinação é do Município

  • observanatal

    Antes a ideia do governo do RN não era parecer mero distribuidor de vacinas, agora é.

    A prefeitura, por sua vez, precisa ser mais clara na comunicação e quem comunica a informação. Se era recomendação, não tinha, e não tem, que obedecer ao que diz o governo do estado.

    Álvaro Dias, faça o seu que dá certo, foi assim que você ganhou a eleição ano passado. O que não dá é o natalense ficar nessa briga idiota que prejudica só ao povo, porque furão e gente que vive carteirando nunca é prejudicada.

    Resposta
  • Cláudia Santa Rosa

    Então o Governo do Estado não tivesse divulgado datas e sim a ordem de prioridade. Deixasse o cronograma com quem realmente vai vacinar a população. Se tem vacina pais e mães aparecem para as fotos, mas se não tem é problema do Governo Federal.

    Resposta
  • Junior

    O governo do Estado é incompetente e inoperante no combate ao Covid, só faz duas coisas, transferir culpas para Municípios e União e se apropriar indevidamente, através de propaganda enganosa, do que é recebido do governo Federal. Sobre os Cinco Milhões desviados para compra de Respiradores não temos notícias.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *