27 de abril de 2024
AGRO

Startup potiguar desenvolve software para secretarias municipais de agricultura

Em Upanema, prefeito Renan Fernandes de Mendonça, secretário Aisamaque Dalyton e produtores rurais


A Zagros Technology, uma Govtech, desenvolveu o PRONAPP: Programa Nacional de Gestão da Agricultura, Pecuária e Pesca, a partir de  uma demanda da prefeitura de Upanema, ao convidar um mestre em análise de sistemas e ex-aluno da UFERSA, para desenvolver uma solução interna para a secretaria municipal de agricultura.

Para o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Upanema – RN, Aisamaque Dalyton, o sistema web modificou a forma dele pensar e agir:

“Antes, diante de relatos e da falta de dados, havia uma percepção de que a bovinocultura era a atividade agropecuária que mais contribuía para economia local, mas com o cadastro rural no software foi possível fazer uma leitura real e enxergar que é a ovinocultura que causa uma contribuição econômico e social imensamente superior àquela atividade.”

Depois de contratado pela prefeitura, o analista Luiz Júnior passou a observar que os problemas relatados pelo prefeito eram apenas uma pequena fração de um problema com amplitude nacional.

Diante da complexidade de problemas que afetam o setor público, a iniciativa privada, a vida campesina e o mundo jurídico, Luiz convidou o técnico em agropecuária e advogado empresarial, Canindé de Freitas, para modelar o negócio.

Para os gestores da Zagros Technology, as secretarias municipais de agricultura são vistas como os patinhos feios das prefeituras.                 Com esse programa elas conseguem disputar uma posição de destaque, já que passam a impactar de forma significativa na vida das pessoas.

Em Guamaré, município litorâneo, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Francisco Enok, disse que já pleiteava desenvolver um sistema próprio, mas ao saber do PRONAPP, mostrou ao prefeito a importância de contratar o serviço.

Enok fala que, além das atuais funcionalidades, solicitou a empresa que desenvolvesse algo que permita uma melhor integração com a Secretaria Municipal de Pesca e Carcinicultura. “Duas pastas afins, mas que não falam a mesma língua.”

Já em Jucurutu, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Saul Morais, enxergou no sistema a possiblidade de elevar o rendimento da bacia leiteira e das agroindústrias de laticínio, uma referência estadual do setor.

“A municipalidade quer apostar, ainda mais, nesse segmento, ajudando produtores e empresas, e para isso é necessário ferramentas que tragam dados que ajudem nas tomadas de decisões do gestor municipal.”

O doutor em fruticultura e professor da UFRN, engenheiro agrônomo Amilton Gurgel Guerra, diz que o PRONAPP é uma importante ferramenta de gestão das secretárias municipais de agricultura:

“Ela facilita o dia a dia dos gestores, trazendo segurança e controle sobre os processos, ao centralizar, no meio digital, os cadastros de produtores, de empreendimentos rurais e de serviços.

Esse conjunto de funcionalidades possibilita acesso a informações estratégicas para tomada de decisão, que somado a Loja do Produtor (espaço destinado aos produtores para eles exporem seus produtos), fornece um caminho para a melhoria do desempenho econômico do setor rural, principalmente da agricultura familiar.”

Luiz Junior diz que o PRONAPP é um software exclusivo para secretárias de agricultura e tem como objetivo integrá-las ao mundo digital, trazendo benefícios para os gestores e produtores locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *