16 de maio de 2024
Direto de Brasília

STF deve barrar farra do Orçamento Secreto esta semana

Por Andreia Saddi

Apesar de todos os holofotes públicos se voltarem para a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Transição da transição no Congresso, a principal expectativa no governo Lula 3 na mudança da dinâmica da política vem do Supremo Tribunal Federal (STF): o julgamento do orçamento secreto, previsto para quarta-feira, 7.

Foi esse tema que dominou os bastidores da transição com Lula em Brasília, na semana passada e vai dominar os próximos dias.

DERRUBADA SEM DIGITAIS DO GOVENRO LULA

A expectativa é grande no governo Lula 3 pela derrubada do orçamento secreto nos próximos dias. Lula passou a semana passada tirando a temperatura das instituições sobre o mecanismo do orçamento secreto.

Ouviu ministros de tribunais, senadores, deputados, advogados, políticos. E os petistas foram alertados de que o governo de transição deu um sinal trocado para o STF de que, durante as negociações pela PEC da Transição, estaria de acordo com o orçamento secreto.

Nos bastidores, assessores de Lula negam que a aproximação com Lira seja um aval ao mecanismo e sabem que entregaram o apoio a Lira rápido demais, ao sentar-se para um jogo em que as cartas já estavam marcadas e o baralho, viciado.

Agora, aguardam um freio no poder da Câmara por meio do STF ainda nesta semana.

Fazem, inclusive, cálculos.

Se algum ministro pedir vista no STF, dizem que o regimento do STF prevê uma alternativa: que Rosa Weber dê uma medida cautelar – com validade imediata – suspendendo o orçamento secreto.

DO TL 

Seria o melhor dos mundos para o presidente eleito. Orçamento Secreto derrubado sem precisar das digitais do novo Governo.

Ou seja, a  turma do Centrão não teria como reclamar do Governo e/ou se vingar nas primeiras votações da próxima Legislatura.

A harmonia dos Pobres volta a ser costurada nos bastidores a todo vapor. E com os aplausos silenciosos da mídia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *