28 de abril de 2024
Política

Super Centrão: PP de Arthur Lira deve se fundir ao União Brasil de Antonio Rueda

Por Andreia Saddi no Gl

O presidente da Câmara, Arthur Lira, e o vice-presidente do União Brasil, Antonio Rueda, jantaram na sexta-feira (30), em Alagoas, para dar início a conversas sobre uma fusão do PP com o partido de Rueda.

Procurados, ambos confirmaram o encontro e se resumiram a dizer: “em tratativas”. 

Como a GlobosNews revelou nesta semana, o Centrão está se mexendo de olho em mais poder em 2023 diante da expectativa de vitória do ex-presidente Lula. 

O objetivo é criar uma superbancada na Câmara dos Deputados um dia depois do 1º turno.

O PP, hoje, tem 58. O União Brasil, 51. A expectativa do União Brasil é eleger 65 deputados no domingo. 

Rueda, da foto, conduz a movimentação pelo União Brasil. Pelo PP, além de Lira, Ciro Nogueira, o ministro da Casa Civil, negocia a fusão.

A ideia dos líderes dos partidos é de que a nova sigla tenha cerca de 120 deputados –provavelmente será a maior bancada da Casa. Hoje, a maior bancada é a do PL, com 76 deputados. 

PP e PL são partidos do Centrão.

Já o União Brasil é fruto da fusão do DEM com o PSL (esse último era o partido pelo qual Jair Bolsonaro se elegeu em 2018 e com o qual rompeu no início do governo). 

Por ter eleito a maior bancada em 2018, o União Brasil tem direito a um fundão bilionário – usado para custear campanhas eleitorais. Por isso também é um partido cobiçado pelos políticos. 

As peças do chamado Centrão estão se mexendo conforme a eleição presidencial caminha para uma definição. 

Se Lula ganhar, o Centrão quer se tornar indispensável, pois sabe que não será a escolha preferencial do candidato do PT dentro do Congresso, já que conta com bancadas de esquerda e, também, de centro, como MDB e PSD.

DO TL 

A fusão teria um forma interessante no Rio Grande do Norte, colocando no mesmo partido a família Rosado de Rosalba e Beto (PP) + Sandra e Larissa (União Brasil) com os Maias de José Agripino, que preside o União Brasil. Também o Faria de Fabio que é do PP mais ligado a Ciro Nogueira, a ala bolsonarista dos Progressistas. 

Pelas redes sociais, um observador da cena brincou: ‘Será a nova Arena?” A saber depois do resultado das urnas de amanhã, o grau de necessidade e sobrevivência de cada um… 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *