28 de abril de 2024
Imprensa Nacional

Testes vencidos de Covid-19 têm validade estendidas, mas continuam encalhados

teste-rapido-coronavirus-covid19

Do Estadão 

A solução encontrada pelo Ministério da Saúde para evitar que milhões de testes para detectar a covid-19 percam a validade pode não ser suficiente para evitar que parem no lixo.

Após o Estadão revelar, em novembro, que 6,86 milhões de unidades estocadas em um armazém da pasta venceriam entre dezembro e janeiro, a ANVISA prorrogou a vida útil dos exames por mais quatro meses, mas o governo segue com dificuldades para distribuí-lo no Sistema Único de Saúde (SUS).

Agora, o desafio é zerar o estoque que ainda está parado, de 6,5 milhões de testes, entre abril e maio. O número é próximo da quantidade usada em nove meses de pandemia, de 7,9 milhões.

Mais de sete meses após os avisos, o ministério acumula compras frustradas ou tardias destes insumos e ainda corre para equipar a rede de diagnósticos.

O Tribunal de Contas da União (TCU) vê “irregularidades preocupantes” e cobra explicações. Além dos 6,5 milhões de testes RT-PCR que seguem encalhados no galpão da pasta no Aeroporto de Guarulhos, há ainda unidades em posse dos Estados.

O número estocado é incerto, mas pode alcançar três milhões de unidades, segundo estimativa de gestores de saúde.

One thought on “Testes vencidos de Covid-19 têm validade estendidas, mas continuam encalhados

  • observanatal

    Como é isso de a Anvisa prorrogar data de validade? “A carne estragou, mas você pode comer por mais seis meses”.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *