3 de maio de 2024
Nota

União Brasil decide hoje expulsão de Luciano Bivar do partido

Rueda X Bivar: De amigos íntimos a inimigos mortais

A Executiva Nacional do União Brasil deve votar nesta quarta-feira (20) o afastamento e expulsão, em caráter liminar (provisório), do atual presidente da legenda, deputado Luciano Bivar (PE).

Bivar é acusado de ameaçar de morte o vice, Antonio de Rueda, que foi eleito para assumir o comando do partido a partir de junho.

A senadora Professora Dorinha (União-TO) é a relatora da representação contra Bivar e se manifestou pela saída dele.

Como o grupo de Rueda tem maioria atualmente na Executiva, a expectativa é que o parecer seja aprovado. Com isso, o vice deve assumir a liderança antecipadamente.

Depois da votação pelo eventual afastamento e expulsão de Bivar, o presidente da sigla terá cinco dias para apresentar recurso à Executiva. Mesmo com a decisão em caráter liminar, o processo definitivo deve continuar em andamento por cerca de dois meses até ser concluído.

A aliados, Rueda afirmou na terça-feira (19), que a situação de Bivar na  legenda se tornou insustentável e seu afastamento não tem mais volta.

INCÊNDIO CRIMINOSO 

Ao anunciar o encontro desta quarta, a assessoria de Rueda disse que há indícios de “motivação política criminosa” nos incêndios que destruíram as casas do vice-presidente Antonio Rueda e da tesoureira do partido, Maria Emília Rueda. Bivar também nega a acusação.

O estatuto do partido diz que é possível “representar à autoridade partidária contra os que violarem este Estatuto e o Código de Ética, Fidelidade e Disciplina Partidárias”.

Fonte: Valor 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *