2 de maio de 2024
NotaOpinião

Universidade participará do Projeto Retorno à Lua

O Artemis é um programa de voo espacial tripulado, desenvolvido pela NASA, mais empresas de voo espacial comercial norte-americanas e parceiros internacionais, com o objetivo de pousar a primeira mulher e o próximo homem na Lua em 2026. O Artemis seria os primeiros passos num objetivo de longo prazo de estabelecer uma presença norte-americana “sustentável” na Lua, criando a fundação para que empresas privadas construam uma economia lunar e eventualmente enviem humanos para Marte.

Autorizada em 2017 pela Space Policy Ditrective companhia lunar criada e que espera utilizar várias naves como a Orion e Lunar Orbital Platform Gateway e módulos lunares comercialmente desenvolvidos. O Space Launch System servirá como foguete principal da Orion, enquanto foguetes comerciais deverão lançar vários elementos do projeto. O governo Trump propôs 1,6 bilhões de dólares além dos 21 bilhões já propostos para o ano fiscal de 2020. O financiamento foi aprovado pelo Congresso.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte foi selecionada para participar deste projeto pois já colabora com as estações nas missões de simulação espacial que ocorrem no “Habitat Marte” e Habitat Lunar”, localizadas na zona rural do município de Caiçara do Rio do Vento/RN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *