2 de maio de 2024
Coronavírus

Vaccinazione di primo mondo


67C37AB4-4BF0-4423-8276-0419DE290F02

Por Jason Horowitz e Emma Bubola para o The New York Times, em 25/03/2021

A inércia burocrática, as divisões das responsabilidades e os problemas logísticos minaram seriamente os esforços de vacinação em alguns países da Europa.

Na Itália, é a população mais velha que sofre o impacto.

Os esforços da Europa estão avançando em um ritmo assustadoramente lento em comparação com os dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha.

A suspensão temporária por vários países, da AstraZeneca, a vacina na qual a União Europeia apostou,  foi apenas uma indicação de como o início da imunização da Europa foi atormentado por uma superabundância de cautela, maus negócios e obrigações desrespeitadas por empresas farmacêuticas que criaram um  escassez de oferta.

A situação continua terrível.

O suficiente para que a União Europeia revelasse restrições de emergência na quarta-feira para restringir as exportações de vacinas Covid-19 por seis semanas.

Mas é improvável que essa medida drástica resolva muitos dos problemas que atormentam a vacinação na Europa.

Mesmo quando o abastecimento não é o problema, a inércia burocrática, os erros estratégicos, a divisão das responsabilidades e os problemas logísticos na marcação de consultas minam seriamente os esforços de vacinação.

Na Itália, esses erros afetaram especialmente a população mais velha e mais vulnerável.  Um ano inteiro depois de o país se tornar a primeira nação ocidental a enfrentar o vírus, agora tem a duvidosa distinção de ter a maior taxa de mortes diárias por Covid-19 entre as principais potências da Europa.

Uma em cada cinco pessoas com mais de 80 anos recebeu as duas doses da vacina, e cerca de 5% dos septuagenários receberam sua primeira injeção.

No que diz respeito à distribuição de vacinas, a Itália está  como a França e a Alemanha e um pouco atrás da Espanha, mas suas dificuldades em vacinar os idosos constituíram uma falha letal em um país que tem a população mais velha da Europa.

TL Comenta:

Quem diria que nosso processo de vacinação, confuso e com longas filas, pudesse ser comparado com coisa de primeiro mundo…

0BA70F22-BF34-4279-810B-1938D3CC5723

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *