5 de maio de 2024
Coronavírus

Vacinas fora do alcance dos países pobres

9837CCB1-83E4-4120-B6AE-E8251C684E2D
Vacina Moderna em Nairóbi, Quênia, um país de renda média onde os Estados Unidos doaram doses.(Foto:  Simon Maina / Agence France-Presse – Getty Images)

Fonte: Rebecca Robbins para o The New York Tines,  13/10/2021

Alguns países mais pobres estão pagando mais e esperando mais tempo pela vacina da empresa Moderna, do que os ricos – se é que têm acesso.

A Moderna, cuja vacina contra o coronavírus parece ser a melhor defesa do mundo contra a Covid-19, tem fornecido suas vacinas quase que exclusivamente para as nações ricas, mantendo os países mais pobres esperando e ganhando bilhões em lucros.

Depois de desenvolver uma vacina inovadora com o apoio financeiro e científico do governo dos Estados Unidos, a Moderna despachou uma parcela maior de suas doses para países ricos do que qualquer outro fabricante de vacinas, de acordo com a Airfinity, uma empresa de dados que rastreia as remessas de vacinas.

Cerca de um milhão de doses da vacina da Moderna foram para países que o Banco Mundial classifica como de baixa renda.  Em contraste, 8,4 milhões de doses da Pfizer e cerca de 25 milhões de doses únicas da Johnson & Johnson foram para esses países.

Dos poucos países de renda média que fecharam negócios para comprar as doses da Moderna, a maioria ainda não recebeu nenhuma dose e pelo menos três tiveram que pagar mais do que os Estados Unidos ou a União Europeia, de acordo com funcionários do governo desses países.

A Tailândia e a Colômbia estão pagando e recebendo  o prêmio.  As doses de Botswana estão atrasadas.  A Tunísia não conseguiu entrar em contato com a Moderna.

Ao contrário da Pfizer, Johnson & Johnson e AstraZeneca, que têm diversas listas de medicamentos e outros produtos, a Moderna vende apenas a vacina Covid.  O futuro da empresa de Massachusetts depende do sucesso comercial de sua vacina.

“Eles estão se comportando como se não tivessem absolutamente nenhuma responsabilidade além de maximizar o retorno sobre o investimento”, disse o Dr. Tom Frieden, ex-chefe dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

Os executivos da Moderna afirmam que estão fazendo todo o possível para produzir o maior número possível de doses o mais rápido possível, mas que sua capacidade de produção continua limitada.

Todas as doses que eles produziram este ano estão atendendo aos pedidos existentes de governos como a União Europeia.

Mesmo assim, o governo Biden está cada vez mais frustrado com a Moderna por não disponibilizar sua vacina aos países mais pobres.

O governo tem pressionado os executivos da Moderna para aumentar a produção nas fábricas dos EUA e licenciar a tecnologia da empresa para fabricantes estrangeiros que poderiam fazer doses para o mercado estrangeiro.

TL Comenta:

A ideia de uma campanha de vacinação global sob o comando da Organização Mundial da Saúde , rendeu-se aos negócios bilionários da Big Pharma.

As vacinas só chegarão aos países mais pobres quando os ricos e remediados já tiverem recebido o reforço da terceira dose.

Se uma quarta não for necessária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *