8 de maio de 2024
Nota

Vaticano responde a bispo do Brasil: gays e trans podem ser padrinhos e receber Batismo

Perguntas de um bispo brasileiro fizeram com que o Vaticano respondesse, de forma direta, sobre uma pessoa transexual poder ser batizada na Igreja Católica. E a Congregação pela Doutrina da Fé, órgão da Santa Sé, afirmou positivamente ao assunto.

A pergunta do bispo José Negri, de Santo Amaro (SC), era assim: “Uma pessoa transexual pode ser batizada?”.

A resposta: “Um transexual – mesmo alguém que tenha sido submetido a tratamento hormonal e cirurgia de redesignação de sexo – pode receber o batismo nas mesmas condições que outros fiéis”, afirma o documento .

Mas há um adendo: “Se não houver situações em que haja risco de gerar escândalo público ou desorientação entre os fiéis. No caso de crianças ou adolescentes com problemas naturais transexuais, se bem preparados e dispostos, podem receber o batismo”, completa.

O documento foi assinado em 31 de outubro pelo papa Francisco e pelo Cardeal Víctor Manuel Fernández, prefeito do congregação.

E PODEM SER PADRINHOS? 

Sim, há mais dúvidas. Por exemplo, se pessoas trans ou outras pessoas LGBTQA+ poderiam ser testemunhas num casamento católico.

Novamente, uma resposta direta dizendo que “não há nada na atual legislação canônica universal que proíba” servir como testemunha em um casamento católico.

Por outro lado, pessoas homossexuais que vivem juntas numa relação como o casamento, em uma condição reconhecida pela comunidade local, não devem servir como padrinhos. Entretanto, podem ser convidadas a servir como testemunhas do batismo.

E se quiserem batizar o filho, isso é possível com uma condição: “Para que a criança seja batizada, é necessário que haja uma esperança fundada de que será educada na religião católica”.

DO TL 

A Igreja Católica, de Jesus Cristo e não apenas do Papa Francisco, confirma a unidade e o amor como seus grandes alicerces. A Igreja que não exclui ninguém por sua orientação sexual. 

Fonte: Vatican News 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *