28 de abril de 2024
Comunicação

Veículos de Comunicação decidem não mostrar foto e nome do criminoso de Blumenau

Mais um ataque a inocentes em escolas.

Hoje o palco na tragédia foi Blumenau em Santa Catarina com morte de crianças em horário de aula.

O que se via antes de forma esporádica, ocorre em menos de um mês no Brasil. Não é coincidência, mas faz parte de uma sociedade doente e, estranhamente, em busca de holofotes. Mesmo que pela desgraça.

Sendo assim, veículos de Comunicação anunciam hoje postura diferente para tratar o caso. Nada de divulgação de nomes ou fotos do autor dos crimes, apesar de maior de idade. 

O Estado de São Paulo, por exemplo, justificou:

O Estadão decidiu não publicar foto, vídeo, nome ou outras informações sobre o autor do ataque em Blumenau, embora ele seja maior de idade. Essa decisão segue recomendações de estudiosos em comunicação e violência. 

Pesquisas mostram que essa exposição pode levar a um efeito de contágio, de valorização e de estímulo do ato de violência em indivíduos e comunidades de ódio, o que resulta em novos casos. A visibilidade dos agressores é considerada como um “troféu” dentro dessas redes. 

Pelo mesmo motivo, também não foram divulgados vídeos do ataque em uma escola estadual na Vila Sônia, zona oeste de São Paulo, no último dia 27 de março.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *