26 de abril de 2024
Diversos

Dono de shoppings em João Pessoa é preso em operação da PF que teve mandados de busca no RN

Com informações do G1PB

Dono de shoppings em João Pessoa, o empresário Roberto Santiago, foi preso nesta sexta-feira (22), durante a terceira fase da Operação Xeque-Mate. Ele é acusado de negociar contratos ilícitos da prefeitura de Cabedelo em benefício próprio, de acordo com o promotor de justiça Rafael Lima Linhares.

A negociação acontecia com, pelo menos, duas empresas: a prestação de serviço na coleta de lixo (Light Engenharia), e papelaria e copiadora (Copy Line). De acordo com a Polícia Federal, o empresário controlava quem ganhava a licitação.

Roberto Santiago foi preso na casa dele, no bairro do Bessa, em João Pessoa.

O empresário Kelnner Mauex Dias, proprietário da empresa Copy Line, cuja residência foi alvo de mandado de busca e apreensão, disse que a empresa entrou na investigação por conta da amizade dele com o então prefeito Leto Viana e que está disposto a colaborar com a investigação.

Conforme informações da Polícia Federal, um depoimento teria sido determinante para a prisão do empresário Roberto Santiago, que teria tentado atrapalhar as investigações com a cooptação de pessoas para não prestarem depoimento contra ele. Segundo o delegado federal Fabiano Emídio, a denúncia foi feita em depoimento por uma pessoa cuja identidade não vai ser revelada.

Roberto Santiago foi apontado em depoimentos, durante as investigações, como o responsável pelos pagamentos que resultaram na compra do mandato do ex-prefeito Luceninha, em Cabedelo. O gestor renunciou ao cargo, em 2013, abrindo caminho para o agora também ex-prefeito Leto Viana (PRP) assumir o cargo de prefeito, que era o vice de Luceninha.

Outros 11 mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados também estão sendo cumpridos pela Polícia Federal e pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) em residências dos investigados, na Paraíba e no Rio Grande do Norte, em Parnamirim e Mossoró. Os mandados foram expedidas pela 1ª Vara Criminal da Justiça Estadual de Cabedelo. Também foram sequestrados 20 imóveis dos investigados, avaliados em mais de R$ 6 milhões.

Do Blog: Não temos a confirmação em quais endereços foram cumpridos os mandados de busca e apreensão no RN.