26 de abril de 2024
Cidades

Manifestação defende funcionamento do Centro Especializado em Reabilitação de Pau dos Ferros

Usuários e funcionários da Associação Beneficente Nossa Senhora da Conceição (Abenção), habilitada pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação IV e Oficina Ortopédica, ambos em Pau dos Ferros, fizeram nesta sexta-feira (6) uma manifestação em defesa da manutenção dos serviços.

A Abenção atende em média 1.000 pacientes por mês, com mais de 40 mil procedimentos ao ano, mas está sob risco de paralisar os atendimentos para as pessoas com deficiência porque a Prefeitura de Pau dos Ferros há 3 meses não repassa os recursos do convênio custeado pelo Ministério da Saúde, e nem autoriza ninguém a fazê-lo.

Diante da postura do município, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) resolveu assumir a contratação do serviço, autorizando o seu funcionamento. Há três dias, foi publicada a portaria que transfere a gestão do serviço para o Estado. “Faz seis meses que estamos nessa árdua batalha para preservar serviços que beneficiam milhares de usuários e suas famílias. Estamos agora encontrando uma solução junto com a Sesap”, afirmou a coordenadora da Abenção, Nadja Diógenes.

As incertezas sobre a operação do CER IV e da Oficina Ortopédica levaram as pessoas com deficiências dos 37 municípios da região Alto Oeste que são atendidas nas duas unidades, assim como os funcionários, preocupados com a manutenção dos seus empregos, a organizar o apelo público desta sexta. O evento teve a finalidade de buscar sensibilizar a Prefeitura de Pau dos Ferros para respeitar o acordo fechado pelo Governo do Estado para assumir a gestão e contratar os serviços da Abenção. A maneira que encontraram para evitar que sejam prejudicadas diante da situação. “Vamos nos empenhar e mover todos os esforços ao nosso alcance para não termos que interromper atividades que são vitais para tanta gente. É reconfortante ver, com essa manifestação, que contamos com o apoio das famílias que atendemos. Este é um grande reconhecimento à nossa atuação”, destacou a coordenadora da Abenção.

One thought on “Manifestação defende funcionamento do Centro Especializado em Reabilitação de Pau dos Ferros

  • Leonice Alves da Silva

    Nós vamos lutar até o fim.pelos direito dos nossos filhos

Fechado para comentários.