Muito em voga nos dias atuais, seguindo a moda das louças e a facilidade de encontrá-las, inclusive com investimentos acessíveis, se tornou praxe anfitriões receberem para almoços ou jantares “placé”.

O que é isso? “Placé” é um termo francês e significa “colocado”, “posto no lugar”. Ou seja, almoço ou jantar placé é um almoço ou jantar sentado, com lugares marcados ou identificados.

Particularmente, prefiro chamar à mesa e cada um escolhe o lugar que deseja. Se tiverem confusos, aí sim, cabe à anfitriã ou o anfitrião sugerir ou indicar. Porém, se Você prefere lugares marcados, ótimo, sem problema, capriche!

Só uma regra para lugares marcados: quanto mais simples for o marcador, mais elegante, e usa-se somente o primeiro nome ou o apelido usual do seu convidado, sem sobrenome e “escrito à mão” de hidrocor preto. Nome e sobrenome só em jantares formais de super cerimônia, tipo os “black-tie” promovidos pela Carmen Mayrink Veiga, no RJ, nos anos dourados.

P.S. – quem tiver dúvidas sobre almoços ou jantares é só enviar para “bebetotorres@hotmail.com”. Prometo sinceridade. Sem ser pedante e sem medo afirmo que tem muita coisa que pode melhorar por aí, afinal…

Ninguém é perfeito, mas pode melhorar…

Um exemplo de mesa super bacana by Jorge Elias

Um exemplo de uma mesa super bacana para um jantar placé by Jorge Elias. Aqui é um estilo formal, pratarias, convidados idem, em um lindo ambiente, por isso Ele usou o placement e marcou os lugares à mesa dos convivas

O nome escrito à mão, de hidrocor preto, sendo só o primeiro nome

O nome escrito à mão, de hidrocor preto, sendo só o primeiro nome. Jorge é tão seguro que nem marcador Ele usa e coloca o cartão do nome sob o guardanapo. Prestem atenção que a louça foi posicionada diretamente na toalha de mesa, sem a necessidade do souplast

439c364a-5d6e-404e-8f51-e248465fcb42

Comentários do Facebook

Comentários do Site

  1. observanatal
    Responder

    Quando você lida com gente ciumenta e gente vaidosa, marcar os lugares é causar um burburinho, talvez, desnecessário. A briga sempre será para ficar perto dos mais importantes, e assim muitos entenderão que os anfitriões possuem preferência por A ou B. Mas como você diz, Bebeto, cada caso é um caso e merece uma análise.
    Eu marcaria apenas o local onde A coloca seu celular, e B pode colocar também o celular, até vizinho ao amigo A.

    • Bebeto Torres
      Responder

      Observanatal, Você acabou de dar uma ideia ótima, de marcar os lugares dos celulares “sur la table”, tornando o almoço ou jantar ainda mais elegante.
      Você sabe das coisas.
      Num jantar placé os celulares devem ficar muito longe das mesas, do contrário é um gafe.
      Abraço,
      Bebeto

Deixe um comentário