26 de abril de 2024
Imprensa Nacional

Alto número de indecisos é presença em todas as capitais

Do Globo

Dados da primeira rodada das pesquisas Ibope nas eleições para as prefeituras das 26 capitais indicam que o número de indecisos, aqueles que declaram que não sabem em quem vão votar, chega a representar mais da metade dos eleitores em algumas cidades, indicativo de que a disputa deve ficar acirrada nas últimas se- manas de campanha.

O índice varia entre 23%, em Rio Branco, e 54%, em Porto Alegre. Em ambos os casos, as taxas foram alcançadas quando a lista de candidatos não é apresentada, modelo chamado de pesquisa espontânea.

Quando as alternativas são expostas aos entrevistados — levantamento esti- mulado —, a marca de 11% não é ultrapassada.

Especialistas consideram que a diferença entre o percentual de “não sabe” entre as duas perguntas mostra que o eleitor usa mais a memória do que o raciocínio, o que sugere um potencial de mudança de opção de voto, ainda distante de estar consolidado.

Outro desafio para os candidatos a prefeito nas capitais é o alto número de eleitores que afirmam que votarão em branco ou nulo. Esse percentual chega a 27% no Rio e supera a marca de 20% também em Aracaju, Recife e Natal, cidades onde a disputa eleitoral ainda segue embolada. TL CONTA MAIS 

Na última pesquisa divulgada sobre o pleito de Natal, a Perfil/Tribuna do Norte, o índice de indeciso é o segundo na opção dos leitores.

Com 27%  vem logo atrás do prefeito Álvaro Dias com 33%. O de bancos e nulos também é alto, 20%,  vindo ainda na frente do segundo colocado.

243900

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *